Cidade de SP será sede de etapa da tradicional corrida de Le Mans

Prefeitura assina contrato com a Le Mans Endurance para abrigar a 6 Horas de São Paulo e reforça vocação do município como capital do automobilismo

Prefeitura assina contrato com a Le Mans Endurance; imagem mostra a corrida do último final de semana

Prefeitura assina contrato com a Le Mans Endurance; imagem mostra a corrida do último final de semana Divulgação

A cidade de São Paulo é conhecida internacionalmente por abrigar eventos de uma das modalidades esportivas mais importantes: o automobilismo. Agora, essa vocação foi reforçada, pois a capital será a sede de uma das etapas da tradicional 24 Horas de Le Mans, competição centenária e uma das mais conhecidas do planeta.

A Prefeitura de São Paulo assinou contrato com a LMEM (Le Mans Endurance Management), proprietária e organizadora do WEC (World Endurance Championship), que estabelece que a cidade sediará novas etapas do FIA WEC (leia abaixo sobre detalhes da competição) por pelo menos cinco edições.

O anúncio do contrato foi feito durante a coletiva de imprensa oficial das 24 Horas de Le Mans, na cidade francesa, onde se comemorou o centenário da corrida no último fim de semana. Com isso, em 2024, a cidade de São Paulo abrigará a 6 Horas de São Paulo, uma das nove provas da categoria previstas para o próximo ano.

O prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância do evento, que coloca São Paulo como a única cidade do mundo a ter os três eventos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo): Fórmula 1, Fórmula E e WEC.

Em São Paulo, o evento vai gerar 5.000 empregos e uma movimentação financeira de R$ 250 milhões. Além disso, a corrida será transmitida para 150 países, fixando São Paulo como um dos grandes polos mundiais do entretenimento.

A possibilidade de uma renovação de cinco anos, que também foi incluída no contrato, reforça o compromisso de longo prazo do Executivo municipal em reiterar a cidade como a capital do automobilismo.

A etapa 6 Horas de São Paulo será a quinta do WEC no próximo ano e deve ocorrer em 14 de julho de 2024 – será a única corrida do calendário do WEC que acontecerá na América do Sul.

"Nós estamos muito entusiasmados em confirmar o retorno do WEC à América Latina em 2024, em São Paulo, que é uma cidade repleta de fãs do automobilismo. Eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer pessoalmente à prefeitura, ao prefeito Ricardo Nunes e à São Paulo Turismo (SPTuris), que nos proporcionaram o suporte para o retorno a Interlagos. Com um mínimo de dez fabricantes competindo na categoria Hypercar da próxima temporada, não vemos a hora de levar o espírito de Le Mans para o Brasil, maior e melhor", disse o CEO da FIA World Endurance Championship, Frédéric Lequien.

A expectativa é que pelo menos dez fabricantes participem da categoria principal Hypercar do WEC a partir de 2024, e a América do Sul é um mercado importante para essas marcas.

Além disso, com um rico histórico no automobilismo, aliado ao sucesso passado das corridas do WEC de 2012 a 2014, a inclusão das 6 Horas de São Paulo no próximo ano será muito bem-vinda pelas equipes e fãs que esperam esse retorno há 10 anos.

Os ingressos para a corrida estarão disponíveis a partir de 1º de outubro de 2023, com preços a partir de R$ 250.

Cinco pilotos brasileiros participaram das 24 Horas de Le Mans no último fim de semana - quarta etapa do FIA WEC de 2023 - incluindo Felipe Nasr, da Porsche Penske Motorsport, Luis Felipe Derani, da Action Express Racing, Pietro Fittipaldi, da JOTA, André Negrão, da Alpine Elf Team, e Daniel Serra, da Kessel Racing.

"A volta do Brasil ao calendário do WEC, com as 6 Horas de São Paulo, é uma grande conquista para o automobilismo brasileiro. A Mais Brasil Esportes sente-se honrada de ter sido escolhida para a grande responsabilidade de ser a promotora do evento. Com o fundamental suporte da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), maravilhosos carros que competem em Le Mans, e nos principais autódromos do mundo, poderão ser vistos de perto pelo público brasileiro no icônico autódromo de Interlagos", afirmou Carlos Col, CEO da Mais Esportes Brasil e promotor local.

Sobre o FIA WEC

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância no mundo real em avanços no design de carros de estrada, tecnologia de crossover, desempenho e segurança.

Regulamentações sólidas e estáveis permitem a criação de protótipos esportivos complexos que apresentam o que há de mais recente em tecnologia híbrida, com fornecedores independentes de chassi e motores competindo no mais alto nível.

O campeonato possui as principais marcas de carros de luxo do mundo, com mais de 35 veículos na pista ao mesmo tempo, resultando em ação, emoção, ultrapassagens constantes e entretenimento para fãs em todo o mundo.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e envolvidos um palco único para competir nos principais autódromos ao redor do mundo.

Classificada ao lado dos Jogos Olímpicos, do Super Bowl e da Copa do Mundo de futebol, as 24 Horas de Le Mans continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Disputado em sete etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, há corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, de seis horas, até a mais longa, de 24 horas.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo