Liberdade pode ter 5 ruas só para pedestres aos domingos e feriados

Prefeitura de São Paulo abre consulta pública para incluir bairro no Programa Ruas Abertas; prazo para opinar sobre a proposta acaba dia 21 de julho

Rua da Liberdade, tradicional bairro da região central, que pode ter cinco ruas exclusivas para pedestres aos domingos e feriados

Rua da Liberdade, tradicional bairro da região central, que pode ter cinco ruas exclusivas para pedestres aos domingos e feriados José Cordeiro/SPTuris

Cinco ruas do tradicional bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, podem se tornar espaço exclusivo para pedestres aos domingos e feriados. O tema está em consulta pública, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA). Para opinar, basta acessar a plataforma Participe+, consulta pública sobre o projeto "Boulevard Liberdade". O prazo para enviar contribuições ao projeto termina no dia 21 de julho.

Se aprovada a consulta, o bairro passará a integrar o Programa Ruas Abertas, coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

A SMUL concluiu, em abril deste ano, um projeto urbano funcional para uma área de aproximadamente 14.500 m². Ela abrange as seguintes vias a serem abertas à população aos domingos e feriados: rua dos Estudantes, rua Thomaz Gonzaga, rua dos Aflitos, rua Américo de Campos (trecho entre a rua Galvão Bueno e a avenida da Liberdade) e rua Galvão Bueno (com acesso a ambulâncias no trecho entre a rua Américo de Campos e a rua Barão de Iguape).

Bairro é tradicional ponto turístico da cidade, recebendo milhares de turistas nos fins de semana
Bairro é tradicional ponto turístico da cidade, recebendo milhares de turistas nos fins de semana - Marcelo Pereira/Secom

O projeto possui diversas referências internacionais, entre elas, a cidade de Nova York (EUA), que teve algumas ruas abertas para pedestres no período de retomada econômica pós-pandemia para apoiar restaurantes e comércio locais. A ação se tornou permanente, e as vias se transformaram em ruas-parque.

O bairro da Liberdade é um dos grandes pontos turísticos da cidade de São Paulo e recebe visitantes diariamente. Aos fins de semana é palco de feiras gastronômicas, eventos culturais e passeios pelas diversas lojas e restaurantes, recebendo cerca de 20 mil turistas de São Paulo e outras partes do Brasil e do mundo.

PESQUISA

Para a definição das ruas, a SMUL desenvolveu uma pesquisa para entender os horários de pico de uso de pedestres, a vocação de cada trecho das vias, os desafios para implementação e os projetos específicos para cada local.

O trajeto é reconhecido como memória de diversos grupos étnicos que tiveram importância na construção da cidade. Além disso, nas últimas décadas, ele abriga grande influência da cultura oriental, constituindo atrativos turístico e comercial para a região.

A Liberdade abriga feiras gastronômicas, eventos culturais e passeios por diversas lojas e restaurantes
A Liberdade abriga feiras gastronômicas, eventos culturais e passeios por diversas lojas e restaurantes - Marcelo Pereira/Secom

O projeto será composto de duas fases: a primeira será a abertura das ruas mencionadas para pedestres aos domingos e feriados. O fechamento para veículos ocorrerá das 9h às 22h.

A segunda etapa consistirá na execução de obras viárias permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental.

Para isso, com ênfase na transformação urbana sustentável, é proposta uma série de intervenções para a região, como:

  • implantação de biovaletas e jardins de chuva para drenagem natural;
  • arborização e melhoria do microclima;
  • aumento da segurança pública com nova iluminação;
  • vigilância contínua e ocupação das ruas;
  • alargamento das calçadas e elevação de faixas de pedestres para maior segurança na travessia.

Hackathon Ade Sampa

Entre os dias 14 e 16 de abril, o bairro da Liberdade recebeu o Hackathon Ade Sampa - Bairro da Liberdade. O evento reuniu 110 participantes para elaborar, com acompanhamento de arquitetos urbanistas da SMUL, desenvolvedores e demais técnicos especialistas, soluções de requalificação para o bairro. Essas propostas foram consideradas para a elaboração do projeto conceitual submetido na última quarta-feira (21) à consulta pública.

Clique e saiba mais

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo