Prefeitura de SP reforça iluminação do Centro Histórico com refletores e lâmpadas potentes

Com iniciativa, há melhoria de 40% na claridade por m2; diferença é visível no entorno de pontos turísticos e de grande movimento, como Viaduto do Chá e Theatro Municipal

Até o final do ano, todo o centro histórico, como as ruas próximas do Teatro Municipal, estará com iluminação reforçada

Até o final do ano, todo o centro histórico, como as ruas próximas do Teatro Municipal, estará com iluminação reforçada Divulgação

A Prefeitura de São Paulo está reforçando a iluminação no Centro Histórico da cidade com a utilização de novas lâmpadas, tirantes (cabos de aço aéreos que cruzam a via), refletores e reformas dos postes ornamentais antigos.

Estão sendo instaladas luminárias mais eficientes, equipadas com tecnologia LED, que proporcionam melhoria de 40% na iluminação por metro quadrado.

Até o final deste mês (junho), novas unidades LED serão colocadas em locais como ruas São Francisco, do Ouvidor, Dr. Falcão Filho e Direita, dentre outros.

A diferença já é visível em boa parte do Centro, em pontos como o Viaduto do Chá, rua Líbero Badaró ou nos calçadões do entorno do Theatro Municipal.

A previsão é que até o final do ano os serviços sejam concluídos. Os trabalhos de reforço na iluminação vêm sendo realizados desde agosto de 2019.

Luminárias com tecnologia LED foram instaladas nos calçadões próximos do Teatro Municipal
Luminárias com tecnologia LED foram instaladas nos calçadões próximos do Teatro Municipal - Divulgação

Outra medida foi a troca das lâmpadas dos postes ornamentais antigos e das luminárias sustentadas por tirantes de aço nos calçadões. As unidades LED são diferenciadas por terem vida útil maior e serem mais eficientes. Além dessas vantagens, as luminárias LED apresentam reprodução superior das cores dos objetos iluminados.

Já foram instaladas aproximadamente 80 novas luminárias LED. Há também 15 unidades em tirantes para melhorar a iluminação da rua Boa Vista e 30 projetores especiais de 100 Watts, com tecnologia RGB, que possibilita a emissão de luz em diversas cores, para iluminação de destaque da fachada do Prédio Histórico e do Monumento Glória Imortal, ambos no Pátio de Colégio.

Substituições

Ao todo, 25 logradouros públicos já receberam nova iluminação. No entanto, estão sendo realizados estudos para que o trabalho seja reforçado em pelo menos sete desses locais.

Família aguarda para atravessar na faixa da rua Xavier de Toledo, em direção do Viaduto do Chá, que está mais bem iluminado
Família aguarda para atravessar na faixa da rua Xavier de Toledo, em direção do Viaduto do Chá, que está mais bem iluminado - Divulgação

Além disso, 49 luminárias LED de menor eficiência já foram substituídas nas ruas XV de Novembro, São Bento, Dr. Miguel Couto e do Comércio. Ainda serão substituídas 82 luminárias.

Também está sendo executado um grande trabalho de recuperação dos postes antigos, com a substituição de peças danificadas ou adicionando objetos faltantes.

Atualmente, estão sendo reformados os 106 postes ornamentais da Praça da Sé, com conclusão prevista para outubro de 2023. Todos os serviços deverão estar finalizados até o final deste ano, sendo que os trabalhos mais demorados são as reformas dos postes ornamentais antigos.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo