Zona sul de SP ganha novo Centro de Educação Infantil, sustentável e com acessibilidade

Prefeitura de São Paulo inaugura primeira de 45 unidades de educação que serão entregues até 2024; unidade atenderá 200 crianças de 0 a 3 anos e tem placas solares, piso tátil e sinalização em braile

.

Brinquedoteca do CEI Lygia Fagundes Telles; unidade atenderá 200 crianças de 0 a 3 anos Leon Rodrigues/SECOM

Instalações feitas de forma sustentável, com água de reúso, placas solares para aquecer a água dos banheiros e para a geração de energia. E com acessibilidade também, com rampas de acesso, piso tátil e sinalização em braile.

Essas são as características principais do CEI (Centro de Educação Infantil) Lygia Fagundes Telles, inaugurado pela Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira (11), em Campo Limpo, zona sul da capital.

Construído com técnicas modernas de sustentabilidade e acessibilidade, essa é a primeira das 45 unidades educacionais que serão entregues até 2024 pela administração municipal.

O CEI tem 965,65 m² de área construída e dois pavimentos, nove salas, sendo três berçários e seis salas minigrupos, brinquedoteca, refeitório, cozinha, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e outros alimentos), playground e solário (local para realização de atividades ao ar livre). Além disso, a creche conta com coordenadoria pedagógica, almoxarifado e sanitários infantis.

Nova CEI de Campo Limpo homenageia Lygia Fagundes Telles (1918-2022), uma das maiores escritoras brasileiras
Nova CEI de Campo Limpo homenageia Lygia Fagundes Telles (1918-2022), uma das maiores escritoras brasileiras - Leon Rodrigues/SECOM

A escola atenderá 200 alunos de 0 a 3 anos, na fase crucial da vida da criança, pois é quando ocorre rápido crescimento e desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

A importância da primeira infância decorre do fato de esse período estabelecer as bases para o futuro desenvolvimento e bem-estar de uma pessoa. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que ela tem com o ambiente.

A unidade educacional será administrada pela Organização da Sociedade Civil (OSCs) Nossa Senhora Rainha da Paz do Jd. Fim de Semana.

SEM FILAS PARA CRECHES

.
Crianças participam de oficina de pintura, na inauguração do CEI Lygia Fagundes Telles, em Campo Limpo, zona sul de São Paulo - Leon Rodrigues/SECOM

As inaugurações estão dentro do planejamento da prefeitura para manter zerada a fila para creches na cidade, o que já ocorre há três anos.

O atendimento a todas as famílias cadastradas é possível graças a parcerias firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nos CEIs já existentes.

Atualmente, há mais de 300 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI).

OBRA

As obras contaram com um investimento de R$ 4,8 milhões nas intervenções, e os trabalhos geraram mais de 93 empregos na construção civil. A edificação também atende às normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimão e sinalização em braile.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo