Prefeitura obtém liberação da Justiça e vai retomar obra para nova ponte Pirituba-Lapa

Prefeitura de São Paulo vence recurso judicial e retomará obras paralisadas desde 2020; estrutura é reivindicada pelos moradores de Pirituba há mais de 40 anos e vai beneficiar 115 mil pessoas diariamente

Pilares da futura ponte Pirituba-Lapa, cujas obras foram paralisadas pela Justiça e que agora serão retomadas pela Prefeitura de São Paulo Eduardo Knapp/Folhapress

A construção da Ponte Pirituba-Lapa, fundamental para desafogar o trânsito entre os dois bairros, será retomada, atendendo à reivindicação de mais de 40 anos dos moradores de Pirituba, zona oeste da capital.

Isso foi possível porque a Prefeitura de São Paulo teve recurso acolhido pela Justiça, que liberou a retomada das obras, que estavam suspensas desde 9 de abril de 2020 por decisão judicial.

A ligação entre os dois bairros, sobre o rio Tietê, beneficiará 115 mil pessoas que utilizarão o acesso diariamente.

Estudos de tráfego mostram que, com o remanejamento de linhas de ônibus da região para o novo viário, os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão cerca de 15 minutos diários.

As tratativas administrativas para retomada do contrato, mobilização das equipes da empresa contratada e a reativação do canteiro de obras serão iniciadas assim que o Tribunal de Justiça publicar o acórdão da audiência.

Desde a paralisação, foram gastos cerca de R$ 3,5 milhões com serviços de manutenção e segurança nos canteiros desativados. As obras estavam 14% concluídas quando foram interrompidas pela Justiça, e R$ 34 milhões foram consumidos pelo contrato de obras até o momento, dos R$ 209,5 milhões previstos.

DESENVOLVIMENTO

Importante do ponto de vista econômico e financeiro para a região, a implantação do empreendimento vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas nos deslocamentos diários.

Essas mudanças reduzirão o tempo de viagens, darão maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestres, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade e melhoria na qualidade de vida da população.

O projeto prevê a implantação de uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão para a interligação entre os dois bairros.

A ponte terá início na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a rua Campos Vergueiro. Ela contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.

Além da construção da ponte, o projeto completo prevê a implantação de três quilômetros de ligação viária.

O trecho da avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá melhorias em toda sua extensão:

  • Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus

  • Canteiro central com ciclovia

  • Obras de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais

Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM, com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo