Cidade de SP abriga evento gratuito de tecnologia e criatividade até amanhã

SP Maker Week acontece no Centro Cultural da Vila Itororó, na Bela Vista; programação inclui palestras, oficinas, painéis e outras atividades ligadas à fabricação digital

Palestras, oficinas, painéis, estande de projetos, programação, impressão 3D e música que se relaciona com a área de robótica, entre outras técnicas de fabricação digital.

Esses itens são parte do conteúdo da quinta edição do SP Maker Week ou Semana do "Faça Você Mesmo", que começou no dia 28 deste mês e vai até amanhã (1º de outubro), no Centro Cultural da Vila Itororó, na Bela Vista, na rua Maestro Cardim, 60, região central da cidade de São Paulo.

Trata-se de um evento da Fab Lab Livre SP, uma rede de 13 laboratórios públicos de prototipagem rápida de objetos, que proporcionam o acesso a ferramentas de fabricação digital aos seus usuários, mantida pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), da Prefeitura de São Paulo.

.
Oficina em FabLab, rede pública de laboratórios de fabricação digital, uma das atividades de fomento da Prefeitura de São Paulo - Marcelo Pereira/SECOM

A SP Maker Week reúne parceiros da área da fabricação digital para promover oficinas, palestras, painéis e exposições a fim de trazer experiências no uso de novas tecnologias, compartilhar conhecimento e promover inclusão digital e tecnológica.

O encontro pretende explorar o potencial de aplicação das novas tecnologias em fabricação digital. O foco é fomentar o desenvolvimento sustentável, a produção local e o empreendedorismo, a partir de novas técnicas e tecnologias.

A entrada e as atividades são livres e gratuitas. Clique aqui caso queira garantir as vagas nas oficinas ou palestras, fazendo inscrição prévia pelo site do Fab Lab Livre SP.

O evento conta com oficinas e estandes de projetos, como a Feira de Invenção e Criatividade, organizada em conjunto com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), que promove anualmente o evento para alunos e educadores das escolas da rede municipal.

Haverá também oficinas voltadas para quem quer aprender a manusear impressoras 3D e construir jogos em MDF (em madeira).

Hoje (30/9) e amanhã (1º/10), serão ofertadas oficinas de automação com linguagem e programação com Arduino (plataforma programável de prototipagem que auxilia as pessoas a desenvolver projetos de eletrônica e de robótica) e confecção de instrumentos musicais com técnicas de marcenaria, entre outras oficinas e apresentações de projetos.

No domingo, o show fica por conta da banda Laika Bot, que tem como princípio a fabricação dos próprios instrumentos. A nostalgia marca presença com oficina voltada à construção de discos de vinil.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas no site da Prefeitura de São Paulo, com parte das vagas disponibilizadas mediante ordem de chegado nos dias do evento.

Acompanhe as novidades da programação pela página do site e também nas redes sociais @fablablivresp e @smit_prefsp.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha