São Paulo recebeu na segunda-feira (18) os 50 novos ônibus elétricos a bateria que irão operar na cidade. Trata-se de mais uma ação da Prefeitura na substituição da frota atual por veÃculos movidos a energia limpa.
Agora, a frota do sistema de transporte público municipal por ônibus passa a ter 270 veÃculos elétricos em circulação.
A meta do municÃpio é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024. Serão 2.400 veÃculos. Com isso, o Brasil passará a ser o segundo paÃs no mundo em números de ônibus elétricos, atrás apenas da China.
A entrega dos 50 ônibus é mais um passo para a descarbonização da frota de ônibus de São Paulo e faz a Prefeitura avançar no cumprimento do Programa de Metas 2021-2024 e da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e erradicação desse poluente até 2038.
O investimento em ônibus de energia limpa também aumenta a proteção ao meio ambiente, além de conduzir a cidade de São Paulo a um transporte público mais limpo, moderno e confortável para motoristas e passageiros, com veÃculos mais silenciosos e menos poluentes.
OPERADORAS
Dos 50 novos veÃculos elétricos movidos a bateria adquiridos pelas concessionárias que passarão a atender a população de São Paulo,25 são da Transwolff, 12 da Transpass, 12 da Ambiental e 1 da Campo Belo.
Com esses novos veÃculos, o número de ônibus à bateria mais do que triplica. Agora, São Paulo passa a ter ônibus de tração elétrica nas zonas sul, leste e oeste, além da região central.
Para esses veÃculos, as concessionárias firmaram contrato com a Enel X para a disponibilização dos veÃculos e infraestrutura de recarga necessária nas garagens, em substituição ao abastecimento dos veÃculos movidos a diesel.
Os ônibus elétricos terão suas baterias carregadas nas garagens durante a noite. A autonomia permitirá que operem durante todo o perÃodo diurno.
Os ônibus incluÃdos pelas concessionárias são dos modelos Básico e Padron. O Básico tem capacidade para 69 a 70 pessoas, sendo 27 sentados. Já o Padron opera com capacidade para 92 a 93 passageiros, sendo 38 sentados. Ambos possuem área para pessoas com deficiência.
Há ainda um ônibus articulado de 18 metros. Os modelos são fabricados pela Eletra com carroceria Caio e tração elétrica WEG, além de veÃculos com chassis Mercedes-Benz e Scania, fabricados no Brasil. Também será apresentado um veÃculo português, fabricado pela CaetanoBus, com tração elétrica Siemens.
MEIO AMBIENTE
Cada veÃculo movido a tração elétrica deixa de emitir anualmente, em média, 0,24 tonelada de NOx (óxidos de nitrogênio); 0,002 tonelada de MP (material particulado); 106 toneladas de CO2 (dióxido de carbono). Com isso, a cidade passa a ter mais um componente na busca pela melhoria da qualidade de vida.
A redução na emissão impacta tanto a população da cidade de São Paulo quanto da região metropolitana, ao melhorar a qualidade do ar e, consequentemente, proporcionar maior qualidade de vida e benefÃcios à saúde dos cidadãos.
A iniciativa de substituir a matriz energética do transporte público na cidade de São Paulo conta com o apoio das organizações: Conselho Internacional de Transporte Limpo - ICCT Brasil; C40 Cities e WRI Brasil, por meio das iniciativas ZEBRA e TUMI E-Bus Mission, com troca de experiências mútuas com os técnicos da SPTrans.
* Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha