Conjunto residencial em Perus, na zona norte, é finalizado e beneficia 234 famílias

Residencial Bamburral foi construído pela Prefeitura de São Paulo em área onde antes havia uma favela; projetos de urbanismo, iluminação pública e paisagismo da área já foram aprovados

No lugar onde havia uma favela, agora há moradias com infraestrutura. Trata-se do Residencial Bamburral, em Perus, zona norte da cidade, que teve sua entrega finalizada pela Prefeitura de São Paulo, realizando o sonho da casa própria de 234 famílias.

Desde 2021, mais de 6.400 moradias foram entregues à população. Outras 15,3 mil estão em construção, além das unidades viabilizadas pelo programa Pode Entrar. A meta da atual gestão municipal é viabilizar mais de 100 mil unidades habitacionais entre entregues e contratadas até 2024.

Na quinta-feira (21), foram entregues as 78 unidades do condomínio 5 do residencial que, no total, representa um investimento de R$ 103,4 milhões e teve as obras realizadas em várias etapas.

O residencial totaliza 234 unidades habitacionais. Em 2020, foram entregues 76 moradias dos condomínios 2 e 3. Em 2022, foi a vez do condomínio 4, com 48 unidades disponibilizadas.

.
Fachada do condomínio 5, do Residencial Bamburral; Prefeitura finalizou a entrega do conjunto habitacional, beneficiando 234 famílias de Perus, na zona norte de São Paulo - Paulo Guereta/SECOM

Em fevereiro deste ano, com o fim das obras do condomínio 1, 32 famílias receberam as chaves de suas residências. Agora, com a inauguração do condomínio 5, mais 78 habitações foram entregues.

Os apartamentos têm 50 m². São dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e sanitário. Nos condomínios 1, 2, 3 e 4, duas unidades são adaptadas para pessoas com necessidades especiais. No 5, são quatro apartamentos adaptados. A área social conta com playground, quadra poliesportiva e bancos de estar.

Além do residencial, as obras também contemplam a canalização do córrego Bamburral e a implantação de uma praça conectando todas as torres dos cinco condomínios. Já foram aprovados os projetos de urbanismo, iluminação pública e paisagismo da área.

Antes, no terreno do residencial, havia a favela do Bamburral, que foi totalmente removida em 2011, devido ao risco geológico existente. As famílias afetadas na época foram cadastradas e inseridas no auxílio aluguel até o atendimento definitivo com a entrega das novas unidades habitacionais.

POLÍTICA HABITACIONAL

A entrega total do Residencial Bamburral faz parte da inovação na política habitacional por parte da Prefeitura, que criou mecanismos que ampliam o acesso à moradia, principalmente, para a população com menor poder aquisitivo.

Na modalidade de aquisição do Pode Entrar, a Prefeitura segue com o edital para a compra de 40 mil unidades habitacionais da iniciativa privada, com um investimento de R$ 8 bilhões.

As moradias adquiridas pela gestão atenderão as famílias que estão no cadastro da Cohab e no auxílio aluguel com o intuito de zerar o banco de famílias que recebem o benefício.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha