Prefeitura de São Paulo abre inscrições para empreendedores do setor audiovisual

Programa Amplifica Cine vai oferecer um aporte financeiro de R$ 42.500 para cada um dos até 24 negócios selecionados; inscrições vão até 30 de setembro

A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições para a segunda edição do Amplifica Cine, programa que oferece aporte financeiro de R$ 42.500 para cada um dos até 24 negócios do setor audiovisual selecionados, além de mentorias, oficinas, rodadas de negócio e conexão com agentes do mercado nacional e internacional.

As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro, clicando aqui.

O programa oferece aos selecionados oportunidade de desenvolver suas capacidades empreendedoras dentro do audiovisual, com o objetivo de transformar seus negócios com ações voltadas para cinema, TV e novas mídias, e busca fortalecer o setor na cidade de São Paulo, fomentando a cadeia produtiva, principalmente nas periferias.

.
Evento organizado pelo Amplifica Cine, programa para coletivos audiovisuais que produzem com baixo custo até as produtoras e estúdios com nível maior de estruturação - Divulgação

O Amplifica Cine é coordenado pela Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, em parceria com a Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano, entidades ligadas às secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Cultura.

SELEÇÃO

O Amplifica Cine é destinado a coletivos audiovisuais que produzem com baixo ou nenhum orçamento e também produtoras e estúdios com nível maior de estruturação.

Cada equipe selecionada deverá ser composta por, no mínimo, dois membros, que deverão participar de pelo menos 85% de todas as atividades propostas pelo programa.

Os inscritos devem ter mais de 18 anos e residir na cidade de São Paulo por, pelo menos, dois anos.

O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientação recebida durante as mentorias, a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão de obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de investimentos que possam alavancar os resultados do negócio.

PROGRAMAÇÃO

Durante o programa, serão realizados três diagnósticos da situação dos negócios acelerados, com o intuito de elaborar mentorias individuais e personalizadas que atendam as necessidades de cada um.

Além disso, serão realizadas oficinas coletivas (presenciais e remotas) abordando tópicos de Gestão de Negócios, "Pitch" (apresentação curta sobre um projeto) e temas específicos do setor audiovisual.

Ao final da aceleração, os coletivos apresentarão os pitches de saída sobre o negócio a uma banca de avaliadores formada por representantes da Ade Sampa, Spcine e parceiros atuantes no ecossistema empreendedor.

Em seguida, acontecerá a rodada de negócios com players do mercado e possíveis investidores, para que os acelerados tenham a oportunidade de vender suas ideias e firmar possíveis parcerias.

Durante os seis meses de aceleração e após esse período, o programa ainda prevê a participação dos acelerados em feiras e eventos nacionais e internacionais de relevância para o setor audiovisual.

ADE SAMPA

A Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e tem o objetivo de fortalecer e apoiar micro e pequenos empreendedores que possuem ou querem abrir um negócio nas periferias da cidade de São Paulo.

A agência realiza programas de aceleração e residência, conta com atendimento personalizado para o microempreendedor, oferece cursos e treinamentos gratuitos sobre empreendedorismo para a estruturação e gestão de negócios, além de contar também com os Teias, espaços de trabalhos gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, com toda a infraestrutura necessária e conteúdo sobre o universo empreendedor.

SPCINE

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha