Programa Ambientes Verdes e Saudáveis incentiva melhores hábitos na alimentação

Implantado em 330 Unidades Básicas de Saúde, projeto orienta como ter rotinas saudáveis na alimentação por meio de 130 hortas comunitárias; em 2022, mais de 3,6 mil pessoas foram beneficiadas

Estimular hábitos alimentares saudáveis, prevenir doenças e buscar mais qualidade de vida. Essas são algumas das metas do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), da Prefeitura de São Paulo, que, somente em 2022, beneficiou mais de 3.600 pessoas, por meio de 130 hortas comunitárias implantadas no município.

O programa, que faz parte da Estratégia Saúde da Família, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atualmente está implantado em 330 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O acesso ocorre por meio de encaminhamento pelas UBSs de referência do munícipe.

.
Com a orientação de agentes de promoção ambiental, munícipes aprendem técnicas de cultivo em hortas comunitárias por meio do PAVS ((Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), implantado em 330 Unidades Básicas de Saúde - Daniela Ferreira/SMS

O PAVS vem implementando, progressivamente, nos territórios das UBSs uma agenda de ações integradas entre Saúde e Meio Ambiente. São mais de 1.500 projetos socioambientais desenvolvidos nas unidades, com a participação efetiva de aproximadamente 9.000 profissionais.

Um dos pilares do programa são as ações educativas que abordam hábitos alimentares saudáveis, entre eles consumo de hortaliças, aproveitamento integral dos alimentos, uso de ervas aromáticas para auxiliar na diminuição da ingestão de sal e redução do consumo de produtos ultraprocessados.

O objetivo é incorporar questões ambientais nas ações de promoção à saúde das equipes da ESF, presentes nas regiões de maior vulnerabilidade social, fundamentando a prevenção de doenças e a busca por uma melhor qualidade de vida.

Nas UBSs, os munícipes podem trocar experiências e acompanhar com agentes de promoção ambiental as técnicas de cultivo das plantas nas hortas comunitárias e adquirir conhecimentos a serem aplicados no dia a dia.

As atividades têm ainda função antiestresse e motivacional e promovem a integração do cidadão com os espaços públicos.

Um dos participantes é o aposentado Silas Alves, 68, que manteve ao longo da vida o seu interesse pela terra e por uma alimentação saudável baseada em produtos cultivados em casa. Natural de João Monlevade (MG), Alves tem como referência há 12 anos a UBS Jardim Selma, na Cidade Ademar, zona sul.

Ao saber da existência do PAVS, Silas conheceu o agente de promoção ambiental Lucas Silva, que faz visitas periódicas em sua casa para auxiliar nos cuidados com o jardim, que já tem flores como orquídeas, suculentas e damas-da-noite.

Com o agente, Alves aprendeu novas técnicas de plantio, como a compostagem, além de ter ganho uma muda de vinagreira, planta medicinal típica do Nordeste brasileiro.

Alves também passou a cultivar espécies alimentícias em casa. Atualmente, cultiva tomates, cebolas e já possui até um pé-de-couve de três metros no jardim. "Eu andava muito nervoso, e esse contato com as plantas me distrai. Hoje, também aproveito folhas e cascas de frutas, e minha mulher sempre pega alimentos da horta para usar na cozinha", comenta.

Já Ivonete Rodrigues, 54, encontrou um estímulo para continuar sendo uma incentivadora da alimentação saudável e do contato com as plantas na comunidade onde vive.

Atendida pela UBS Jardim Aeroporto, em Santo Amaro, também na zona sul, a aposentada não possui um espaço em casa onde possa cultivar, mas, por meio dos conhecimentos adquiridos com o agente Gabriel Borges, busca passar para as crianças do bairro os ensinamentos práticos, como a preparação do adubo que permite o desenvolvimento saudável das plantas.

"Converso com as crianças sobre esse tema. Acho muito importante incentivar a gostar das plantas, cuidar de uma horta, já que hoje em dia elas crescem longe de tudo isso. Para mim é uma terapia", conclui Ivonete.

EIXOS DO PROGRAMA

Por meio dos agentes de promoção ambiental, os munícipes que participam do PAVS aprendem sobre a importância de:

  • Biodiversidade e arborização

  • Água, ar e solo

  • Gerenciamento de resíduos sólidos

  • Agenda ambiental na administração pública

  • Horta e alimentação saudável

  • Revitalização de espaços públicos

* Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha