Iniciativas verdes e sustentáveis da Prefeitura ajudam a melhorar meio ambiente

População pode receber gratuitamente mudas de árvores para plantio, como também adubo de alta qualidade produzido pelos pátios de compostagem

A Prefeitura de São Paulo desenvolve iniciativas verdes e sustentáveis para contribuir na melhoria do meio ambiente, da qualidade do ar, na redução da temperatura e da poluição. Ao mesmo tempo, com essas iniciativas, distribui mudas de plantas e adubo de alta qualidade, gratuitamente, para a população.

Uma dessas ações é o aproveitamento do lixo orgânico, que evita o descarte de 50 toneladas de resíduos por dia, transformando-o em adubo de alta qualidade, que é distribuído gratuitamente.

.
Viveiro de mudas de árvores da Prefeitura de São Paulo, que as distribui para paulistanos plantarem no quintal ou jardim de suas casas - Masao Goto/SECOM

Essa produção é feita por meio dos pátios de compostagem, que reaproveitam frutas, legumes e verduras recolhidos das feiras livres da capital. Com isso, evita-se a criação de novos aterros, favorecendo a economia circular.

A população pode retirar até 100 quilos de insumos, por dia, nos pátios de compostagem. Dessa forma, o projeto engloba os três âmbitos da sustentabilidade: ambiental, social e de governança, que se somam ao âmbito econômico.

Além disso, a compostagem propicia ainda a diminuição das emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente e economia nos custos de operação, uma vez que evita o deslocamento de caminhões que levariam este material para aterros.

A cidade tem cinco pátios de compostagem para receber material de 415 das 953 feiras livres que estão no calendário da Prefeitura. A ideia é expandir o número de pátios para oito e reduzir em 600 mil toneladas a quantidade de resíduos enviados aos aterros entre 2021 e 2024.

ARBORIZAÇÃO

A Prefeitura também promove a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização, doando mudas de árvores por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Os munícipes podem solicitar mudas de árvores como araçá, embaúba, grumixama, mirindiba, palmito-juçara, pau-ferro, quaresmeira, sibipiruna, entre outras.

O serviço é oferecido de forma gratuita, para plantio nas áreas internas de imóveis particulares, como jardins e quintais. Não é permitido o fornecimento para fins comerciais.

Para solicitar as mudas basta acessar o Portal156 e seguir as etapas indicadas. No site, deve fornecer algumas informações, como endereço e local em que as mudas de árvores devem ficar, e documentos.

A Divisão de Arborização Urbana analisará as condições do imóvel demonstradas nos documentos enviados pelo Portal 156.

O cidadão deverá aguardar o agendamento para retirada das mudas e, na data/horário indicados, comparecer no Viveiro Manequinho Lopes (VML), av. Quarto Centenário, 1.268, acesso pelo Portão 7A do parque Ibirapuera.

As espécies e quantidade de mudas disponíveis para doação aos munícipes são atualizadas semanalmente e estão disponíveis no site da SVMA, na página da Divisão de Arborização Urbana. Clique aqui e veja algumas das mudas disponibilizadas para doação.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha