Prefeitura abre inscrições para blocos de rua do Carnaval 2024

Publicação no Diário Oficial tem o Guia de Regras e Orientações para os desfiles, cuja estimativa de público é de 15 milhões de pessoas

Estão abertas as inscrições para blocos de rua que querem desfilar no Carnaval 2024 da cidade de São Paulo. A Prefeitura publicou no "Diário Oficial" do município o Guia de Regras e Orientações.

O "Diário Oficial" pode ser acessado na Internet. Lá, está o guia que orienta como os blocos devem fazer a inscrição e o passo a passo para realizá-la e participar do maior Carnaval de rua descentralizado do país.

As inscrições, que vão até 31 de outubro, são divididas em duas etapas. Na primeira, os blocos tradicionais já cadastrados que usam o mesmo trajeto têm até o dia 22 de outubro para confirmar a inscrição por um link individual, enviado por email pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).

Carnaval de Rua de São Paulo
Bloco desfila durante Carnaval de Rua de São Paulo; em 2023, 15 milhões de foliões foram às ruas da cidade na maior festa descentralizada do país - Masao Goto/SECOM

Se o bloco quiser mudar o itinerário, basta recusar o trajeto e, a partir daí, entrar na segunda fase de uma nova inscrição.

Quem não recebeu o link da SMSUB precisa se programar para essa segunda etapa, que começa a partir do dia 23/10 e vai até o dia 31/10.

Nela, estão os novos blocos e os que tenham alterações de trajeto. As solicitações de inscrição de novos blocos para desfiles durante o período do Carnaval nas Subprefeituras com maior quantidade de desfiles (Lapa, Pinheiros, Sé e Vila Mariana), serão avaliadas pela Comissão Especial de Organização do Carnaval de Rua 2024.

Atenção: os itinerários serão divulgados depois de verificadas as condições de segurança e conforme definido no guia de regras. Portanto, não é na inscrição que os organizadores vão manifestar o interesse pelo trajeto.

Desde que o decreto nº 62.780/2023 foi publicado, no último dia 22 de setembro, a SMSUB mantém uma agenda de conversas com os coletivos dos blocos e iniciou os processos para licitar banheiros, gradil e tapumes.

Cabe justamente à Secretaria das Subprefeituras preparar a infraestrutura e limpeza da festa de rua, que tem público estimado em 15 milhões de pessoas e centenas de desfiles.

As datas para o Carnaval de rua de São Paulo são:

  • Pré-Carnaval: 3 e 4 e fevereiro
  • Carnaval: 10, 11, 12 e 13 de fevereiro
  • Pós-Carnaval: 17 e 18 de fevereiro

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha