Idosos e estudantes do Mova-SP recebem óculos gratuitos da Prefeitura

Ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação disponibilizou consulta com oftalmologistas

A Prefeitura de São Paulo entregou 100 óculos para idosos e estudantes do Movimento de Alfabetização de São Paulo (Mova-SP). A entrega foi feita por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), na última terça-feira, dia 31 de outubro. Uma equipe de profissionais ficou à disposição para tirar dúvidas e fazer os ajustes necessários nas armações.

A iniciativa é uma parceria com o Instituto Verter, que realiza ações sociais para promover conhecimento e assistência no diagnóstico precoce de doenças oculares.

.
Integrante do Movimento de Alfabetização de São Paulo (Mova-SP) testa os óculos recebidos gratuitamente; ação teve consulta com oftalmologistas - Divulgação/Secretaria Municipal de Educação

Antes, as pessoas beneficiadas passaram por triagem e atendimento com médico oftalmologista que prescreveu os óculos. Depois, escolheram o tipo de armação desejada. Tudo totalmente gratuito.

O atendimento aconteceu durante a 5ª Longevidade Expo+Fórum. O evento promoveu debates, ideias e propostas voltadas a pessoas acima de 50 anos.

A programação contou com palestras, sarau, atividades físicas, rodas de conversa e muito mais. Na ocasião, a SME também apresentou as atividades que oferece para esse público.

"Achei muito interessante e importante o projeto. Foi tudo muito rápido e dinâmico a entrega dos óculos. A gente sempre fica em dúvida se realmente vai até o final, mas eu recebi tudo direitinho", relata Márcio Ueta, um dos contemplados pelo projeto.

Para Cristiane Paiva, também beneficiada pelo programa, a ação dá acesso às pessoas que não podem comprar óculos e precisam de uma avaliação com um profissional médico. Além disso, ela destaca que iniciativas como essa realizadas pela Prefeitura são muito importantes para a população.

MOVA-SP

Essa forma de atendimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma parceria entre a SME e organizações da sociedade civil para estabelecer classes de alfabetização inicial e combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos.

As salas do Mova-SP estão instaladas em espaços não escolares, como associações comunitárias, igrejas, creches, residências ou empresas.

As atividades educativas e culturais presenciais, nesses espaços, ocorrem de segunda a quinta-feira, por duas horas e meia, nos períodos da manhã, tarde ou noite.

Depois de alfabetizados, as educandas e os educandos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha