Prefeitura moderniza rede de saúde e entrega 21 UPAs e 11 UBS

Atual gestão amplia atendimento de milhares de paulistanos com 90 novos equipamentos; até 2017 cidade tinha apenas três UPAs

A área da saúde é uma das prioridades da Prefeitura de São Paulo, que tem promovido a ampliação e modernização da rede de atendimento à população. Desde de 2021, 21 UPAs foram inauguradas – até 2017 eram apenas três na cidade. A cidade ganhou ainda 11 UBSs. Somente em 2024, foram entregues 44 equipamentos – em quatro anos foram 90, incluindo, por exemplo, o Centro de Exames da Mulher. Para 2025, a previsão é de mais 21 entregas, beneficiando milhares de paulistanos.

A área da saúde é uma das prioridades da Prefeitura de São Paulo, que tem promovido a ampliação e modernização da rede de atendimento à população. Nos últimos quatro anos, foram entregues 90 novos equipamentos. Somente em 2024, foram inauguradas 44 unidades. Para 2025, a previsão é de mais 21.

A cidade conta atualmente com 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 33 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 30 hospitais sob administração direta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), incluindo quatro veterinários. Há ainda uma ampla rede de equipamentos especializados, totalizando mais de mil unidades e centenas de serviços de saúde.

A imagem mostra uma pessoa deitada em uma mesa de exame, sob um equipamento de densitometria óssea. O aparelho é grande e possui uma parte que se estende sobre a pessoa. Ao fundo, uma profissional de saúde está em pé, observando um computador. O ambiente é clínico, com paredes em tons claros e um toque de rosa.
Paciente passa por exame que avalia a densidade dos ossos no Centro de Exames da Mulher de Itaquera - Ciete Silvério/SECOM

No último ano, a gestão municipal entregou 22 novas UBSs, além de remodelar e ampliar outras 11 unidades, garantindo estruturas mais modernas e eficientes para o atendimento primário.

A cidade também recebeu nove novas UPAs, ampliando a capacidade de atendimento em urgências e emergências.

Também foram inauguradas unidades especializadas, como o Centro de Exames da Mulher, o Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies) e o Centro de Cuidados Integrados (CCI), ampliando a oferta de exames e serviços de reabilitação.

MAIS EQUIPAMENTOS EM 2025

Entre as 21 inaugurações de 2025 estão incluídas três UPAs (uma delas será a Augusto Gomes de Matos, no Sacomã, zona sul da capital) e a ampliação do Centro Oncológico Bruno Covas, na Vila Santa Catarina.

A imagem mostra a entrada de um consultório digital, com uma porta verde que possui um logotipo de um símbolo de saúde e ondas de sinal. Dentro do consultório, uma profissional de saúde está sentada em uma mesa, trabalhando em um computador. O ambiente é iluminado por janelas com várias divisões, e há uma cortina branca ao fundo, além de uma lixeira e cadeiras pretas.
Consultório Digital da UBS Jardim Conquista 2, onde paciente faz consulta por vIdeochamada - Ciete Silverio/Ciete Silvério/SECOM

A expansão também contempla novas UBSs em diferentes regiões da cidade, como as UBSs Jardim Fontalis (zona norte), Vila Rubi, Jardim Progresso, Cidade Dutra e Jardim Kioto (zona sul), Real Parque 2 e Ipojuca (zona oeste) e Primavera Colorado (zona sudeste).

Neste ano, também será entregue o Hospital Veterinário Público Unidade Extremo Leste, em São Miguel Paulista, além do novo Centro Administrativo do Samu e do Centro de Especialidades Odontológicas Lapa.

HOSPITAIS E INOVAÇÃO

Treze hospitais estão sendo reformados e ampliados dentro do programa Avança Saúde SP, viabilizado com um investimento de US$ 200 milhões – metade financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e metade por contrapartida municipal.

Imagem aérea de um edifício moderno com telhado claro, cercado por árvores e vegetação. Na parte inferior, há uma rua com alguns veículos e uma parada de ônibus. Ao fundo, vê-se um conjunto de prédios e casas, com predominância de telhados escuros.
Vista aérea da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Lapa, na zona oeste de São Paulo - Gino Jr/SECOM

Entre as unidades beneficiadas estão os hospitais municipais Waldomiro de Paula, Dr. Alípio Correa Neto, Dr. José Soares Hungria, Dr. Arthur Ribeiro Saboya e Ermelino Matarazzo. O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus também terá melhorias.

A Prefeitura tem investido também em serviços inovadores. Um deles é o Cies Luz Campos Elíseos. Trata-se de unidade móvel com 13 contêineres, para consultas e exames, incluindo oftalmologia, ultrassonografia, ecocardiograma e tomografia computadorizada.

Outro é a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (CCI) Padre Antonio Luiz Marchioni - Padre Ticão, na zona leste, voltado à reabilitação de pacientes.

A imagem mostra o interior de um consultório odontológico. À esquerda, há uma porta e um armário branco. A parede é decorada com uma pintura colorida de escovas de dentes. No centro, um profissional de saúde, vestido com um jaleco branco e touca, está de pé em frente a uma mesa de trabalho, olhando para um equipamento. À direita, há uma cadeira odontológica e um equipamento de atendimento.
Consultório odontológico da UBS Parque das Flores, na zona leste de São Paulo - Ciete Silvério/SECOM

Ainda como serviço inédito, há o CEM (Centro de Exames da Mulher), unidade em Itaquera (zona leste), com 14 consultórios e oferta de diversos exames voltados à saúde feminina.

A rede de saúde da capital paulista também foi ampliada com novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis), Centros de Referência em Reabilitação e Centros de Cuidados Odontológicos (CCO).

Também tiveram início as obras dos complexos Paulistão da Saúde Norte e Leste, que concentrarão diversos serviços de saúde em um só local.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo