Prefeitura reforça Guarda Civil Metropolitana com 57 viaturas; frota chega a 328

Com nova entrega, objetivo é ampliar patrulhamento preventivo e comunitário na cidade; região central irá receber 20 desses novos veículos

A Prefeitura de São Paulo entregou 57 novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM), das quais 20 serão destinadas ao patrulhamento da região central. Assim, a frota da Guarda chega a 328 carros e 184 motos. Além das do centro, serão distribuídas 16 na zona leste, 9 na sul, 7 na norte e 5 na oeste.

A entrega dos novos veículos visa garantir a modernização da frota da GCM. São de modelos potentes e que priorizam a agilidade, quesitos essenciais para o trabalho da guarda nas ruas: são seis Caoa Chery Tiggo, quatro GM Chevrolet S-10 e 47 GM Chevrolet Spin, das quais duas têm sete lugares.

A atual gestão pretende ainda entregar mais 50 veículos elétricos à corporação, com previsão de chegada para março de 2024, avançando na meta de reduzir a emissão de poluentes, bem como investir em equipamentos, armamentos e tecnologia para ampliar as condições de trabalho dos profissionais.

Prefeitura reforça a Guarda Civil Metropolitana (GCM) com a entrega de mais 57 viaturas; destas, 20 são destinadas para a região central de SP
Prefeitura reforça a Guarda Civil Metropolitana (GCM) com a entrega de mais 57 viaturas; destas, 20 são destinadas para a região central de SP - Divulgação

Outra ação da Prefeitura na área da segurança pública é o aumento na remuneração dos policiais que trabalham na Operação Delegada ( parceria entre a Prefeitura e o governo do estado). Projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara Municipal equipara o valor do adicional entre policiais militares e GCMs e inclui os bombeiros no programa.

O número de policiais na Operação Delegada foi elevado para 1.500. Antes, eram 500. Com o aumento do adicional, pode-se chegar a 2.500.

AMPLIAÇÃO

Somente neste ano, a Prefeitura ampliou o efetivo da Guarda Civil Metropolitana com mais 1.500 novos agentes.

Desses, 1.000 realizaram a formação em julho e já estão operando na cidade; 500 tiveram autorização de convocação no mês de setembro e passam por processo de formação, na Academia de Formação de Segurança Urbana (AFSU).

Como mais uma das ações da Prefeitura para ampliar o patrulhamento, em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) já havia entregado 116 novas motos para a Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO) da GCM.

A SMSU também intensificou o patrulhamento comunitário e preventivo no centro da cidade, com a ampliação do número de carros e motos em pontos estratégicos do centro de São Paulo.

No total, a região conta com mais de 1.600 agentes da GCM, que realizam o patrulhamento por meio de rondas periódicas, 24 horas por dia, além das bases comunitárias. Atualmente, na região central da cidade, são empregadas 77 viaturas e 140 motos no patrulhamento da GCM.

A SMSU integra as diversas iniciativas de políticas públicas, fazendo parte dos projetos, programas e ações direcionados à população em constante articulação com a Secretaria Estadual da Segurança e colabora com as polícias Militar e Civil durante ações no centro.

GCM

A GCM de São Paulo é a maior guarda municipal armada do Brasil, com um total de 7.050 guardas (5.324 homens e 1.726 mulheres). A organização possui cinco Comandos Operacionais distribuídos nas cinco regiões da capital e 32 Inspetorias Regionais organizadas por subprefeituras.

A guarda conta ainda com Inspetorias Especializadas, subordinadas à Superintendência de Ações Especializadas, como o Canil, a Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) e Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO).

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha.