Centro de SP tem segurança reforçada com GCM e mais 1.500 policiais militares

Prefeitura sanciona lei da Operação Delegada que inclui bombeiros na atividade e aumenta valor de remuneração paga pela administração municipal

A Prefeitura de São Paulo reforçou a segurança e o enfrentamento ao comércio irregular na região central com mais 1.500 policiais militares dos 2.400 inscritos na Operação Delegada.

Trata-se de um convênio entre a Prefeitura e o governo do estado para que agentes da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante as folgas. O foco da atuação é aumentar a segurança e reorganizar o espaço público. A adesão é voluntária.

.
Policiais militares e guardas civis metropolitanos durante Operação Delegada, em frente à Catedral da Sé, região central da cidade - Edson Lopes Jr./SECOM

No último dia 8 de dezembro, foi sancionado o projeto de lei que altera os valores da Gratificação por Desempenho da Atividade Delegada aos Policiais Militares e Civis e da Atividade Complementar dos Guardas Civis Metropolitanos.

O projeto, uma proposta da Prefeitura que foi aprovada pela Câmara Municipal em novembro, inclui integrantes do Corpo de Bombeiros nas atividades da Operação Delegada, reajusta o valor da diária e equipara a gratificação paga a policiais e GCMs.

A lei agora estabelece acréscimo de 20% no valor da remuneração para os profissionais que atuarem no período noturno – entre 22h e 6h, independentemente da localidade – e de 30% para quem for escalado para trabalhar em regiões consideradas estratégicas, que serão definidas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).

REFORÇO

Além dos 1.500 policiais atuando no centro, há mais guardas civis metropolitanos, bem como o uso de tecnologia, com a implantação do Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento da cidade, com até 20 mil câmeras, das quais 3.300 serão instaladas na região central, onde 404 já se encontram em funcionamento.

Ainda no centro, a Prefeitura reforçou o patrulhamento comunitário e preventivo com a ampliação do número de viaturas e motos em pontos estratégicos pela SMSU.

No total, a região conta com mais de 1.600 agentes da Guarda Civil Metropolitana, que realizam o patrulhamento por meio de rondas periódicas, 24 horas por dia, além das bases comunitárias.

Atualmente na região central da cidade são empregadas no patrulhamento da GCM 77 viaturas e 140 motos. Em novembro, a Prefeitura reforçou a corporação com mais novos veículos.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha