Mais três grandes avenidas de SP recebem faixa de segurança para motociclistas

Faixa Azul, projeto-piloto da Prefeitura, é instalada na Faria Lima, Luiz Dumont Villares e Zaki Narchi; meta é implantar 200 km até o fim de 2024

A Prefeitura de São Paulo implantou novas faixas destinadas à segurança dos motociclistas em vias importantes da cidade. A Faixa Azul agora está também nas avenidas Brigadeiro Faria Lima (zona oeste), Luiz Dumont Villares e Zaki Narchi (ambas na zona norte). Com isso, a capital atinge 60,7 km de Faixa Azul. A meta da atual gestão é concluir 200 km desse sistema até o fim de 2024.

A implantação é feita por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), seguindo autorizações da Senatran. Desde setembro, a Prefeitura ampliou a Faixa Azul na cidade em 20,4 km.

Motociclistas utilizam a Faixa Azul instalada pela Prefeitura na avenida Faria Lima; meta é implantar 200 km do sistema até final de 2024 – Edson Lopes Jr./SECOM
Motociclistas utilizam a Faixa Azul instalada pela Prefeitura na avenida Faria Lima; meta é implantar 200 km do sistema até final de 2024 - Edson Lopes Jr./SECOM

Na Faria Lima, a Faixa Azul estará entre a avenida Pedroso de Moraes e a rua Michel Milan, em ambos os sentidos, totalizando 9,2 km. Nesse trecho, há um fluxo de 8.000 motociclistas por dia.

Na Zaki Narchi, a faixa está entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Luiz Dumont Villares, em ambos os sentidos, somando 3,6 km. No trecho circulam 5,5 mil motos diariamente.

Já a Luiz Dumont Villares recebeu 5 km da nova sinalização para motos, em ambos os sentidos, desde a Zaki Narchi até a rua Sevilha. Por lá, são 14 mil motos todos os dias.

Além da pintura no asfalto, as vias com Faixa Azul receberam sinalização vertical: placas de início e término, de orientação e atenção, além de faixas educativas.

O projeto-piloto da Prefeitura dá mais segurança aos condutores de veículos sobre duas rodas que, a partir das ativações, devem trafegar preferencialmente entre as faixas 1 e 2. Lembrando que a Faixa Azul não é obrigatória.

A Faixa Azul segue duas premissas: os conceitos de Visão Zero e de Sistema Seguro. Na Visão Zero, nenhuma morte no trânsito é aceitável. Já um Sistema Seguro é projetado para evitar que os erros dos diferentes usuários do viário possam ocasionar ocorrências graves, que resultem em lesões ou mortes.

HISTÓRICO

A primeira via que recebeu o projeto Faixa Azul foi a avenida 23 de Maio, em 25 de janeiro de 2022, desde a praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha). Após um ano, no trecho de 5,5 km, não foi registrado nenhum acidente fatal.

Nove meses depois, em 6 de outubro de 2022, foram implantados mais 17 km no eixo Bandeirantes-Afonso D'Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos. Por lá, também não houve a ocorrência de óbitos de motociclistas.

Entre setembro e outubro de 2023, o projeto aumentou no Corredor Norte-Sul, com 1,8 km entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes, e mais 2,8 km, que contemplaram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o viaduto Indianópolis.

Já no dia 6 de novembro, mais 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo 6º e, mais recentemente, 5,8 km nas avenidas Nações Unidas e 4 km na Miguel Yunes.

PRÓXIMAS ATIVAÇÕES

18 de dezembro

• Av. do Estado;
• Av. Jacu Pêssego (inclui as avs. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José Alencar Gomes da Silva)

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha