Prefeitura de SP recebe sinalização para captar R$ 1,4 bi para o VLT Centro

Projeto Bonde São Paulo prevê implantar Veículo Leve Sobre Trilhos na região central da capital, com uma rede de cerca de 12 km de extensão, oferecendo mobilidade sustentável

A Prefeitura de São Paulo recebeu sinalização de liberação de R$ 1,4 bilhão para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Centro por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Trata-se do projeto Bonde São Paulo, para implantar o VLT na região central, oferecendo mobilidade sustentável e uma nova alternativa de transporte integrada às demais ações para requalificação do centro da capital.

A informação da sinalização foi passada à Secretaria Municipal de Governo pelo Ministério das Cidades, no último dia 1º de dezembro, durante a COP28, realizada em Dubai, encontro em que os países se reuniram para avaliar ações contra o aquecimento global. A solicitação de inclusão do projeto no Novo PAC foi feita pela Prefeitura no início de novembro.

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Vista aérea da avenida São João, centro paulistano, via em que duas linhas do VLT, do projeto Bonde São Paulo, irão se integrar – - Edson Lopes Jr./SECOM

A Prefeitura trabalha na elaboração de serviços especializados para o desenvolvimento de estudos técnicos urbanísticos como parte do Plano de Requalificação Urbana com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável. Um Grupo de Trabalho Intersecretarial foi constituído para acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Os estudos iniciais apontam para uma rede com aproximadamente 12 km de extensão distribuída em duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM.

As duas linhas se integrariam na avenida São João e, ao todo, teriam 27 estações de embarque e desembarque. Em relação às linhas de ônibus, destaca-se a conexão entre os Terminais Dom Pedro 2º, Bandeira e Princesa Isabel, beneficiando a população das zonas leste, sul, norte e oeste.

Um dos principais destaques do projeto é a articulação de bairros da região central, como Bom Retiro e Brás. Conectados pelo Bonde São Paulo, eles serão integrados mais facilmente a espaços relevantes do ponto de vista econômico e cultural, como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Parques e espaços livres de relevância também passarão a ser acessados pelo Bonde São Paulo, como o vale do Anhangabaú, parque da Luz, largo do Paissandu, largo do Arouche, praça da Sé, praça Dr. João Mendes, praça da República, parque Dom Pedro 2º e parque Minhocão.

Do ponto de vista ambiental, a rede de VLT poderá mitigar poluição atmosférica e sonora, reduzir congestionamentos e contribuir para a revitalização de áreas degradadas.

A Prefeitura promoverá nos próximos meses um chamamento público para receber contribuições da sociedade civil e da iniciativa privada para o projeto.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha