A Prefeitura de São Paulo recebeu sinalização de liberação de R$ 1,4 bilhão para a implantação do VeÃculo Leve Sobre Trilhos (VLT) Centro por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Trata-se do projeto Bonde São Paulo, para implantar o VLT na região central, oferecendo mobilidade sustentável e uma nova alternativa de transporte integrada às demais ações para requalificação do centro da capital.
A informação da sinalização foi passada à Secretaria Municipal de Governo pelo Ministério das Cidades, no último dia 1º de dezembro, durante a COP28, realizada em Dubai, encontro em que os paÃses se reuniram para avaliar ações contra o aquecimento global. A solicitação de inclusão do projeto no Novo PAC foi feita pela Prefeitura no inÃcio de novembro.
A Prefeitura trabalha na elaboração de serviços especializados para o desenvolvimento de estudos técnicos urbanÃsticos como parte do Plano de Requalificação Urbana com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável. Um Grupo de Trabalho Intersecretarial foi constituÃdo para acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Os estudos iniciais apontam para uma rede com aproximadamente 12 km de extensão distribuÃda em duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM.
As duas linhas se integrariam na avenida São João e, ao todo, teriam 27 estações de embarque e desembarque. Em relação às linhas de ônibus, destaca-se a conexão entre os Terminais Dom Pedro 2º, Bandeira e Princesa Isabel, beneficiando a população das zonas leste, sul, norte e oeste.
Um dos principais destaques do projeto é a articulação de bairros da região central, como Bom Retiro e Brás. Conectados pelo Bonde São Paulo, eles serão integrados mais facilmente a espaços relevantes do ponto de vista econômico e cultural, como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
Parques e espaços livres de relevância também passarão a ser acessados pelo Bonde São Paulo, como o vale do Anhangabaú, parque da Luz, largo do Paissandu, largo do Arouche, praça da Sé, praça Dr. João Mendes, praça da República, parque Dom Pedro 2º e parque Minhocão.
Do ponto de vista ambiental, a rede de VLT poderá mitigar poluição atmosférica e sonora, reduzir congestionamentos e contribuir para a revitalização de áreas degradadas.
A Prefeitura promoverá nos próximos meses um chamamento público para receber contribuições da sociedade civil e da iniciativa privada para o projeto.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha