Prefeitura inaugura 4ª Vila Reencontro e chega a mil vagas para famílias em situação de rua

Nova unidade, com 68 módulos, em Santo Amaro, zona sul, tem capacidade para atender 272 pessoas

A Prefeitura de São Paulo inaugurou a quarta unidade da Vila Reencontro, em Santo Amaro, zona sul da cidade, e, com isso, atingiu a marca de mil vagas nesta modalidade inédita de habitação para atender a população em situação de rua.

A inauguração da Vila Reencontro Santo Amaro aconteceu no último dia 12 de dezembro. A unidade tem capacidade para 68 famílias com crianças, em um total de 272 pessoas.

Inspiradas no modelo internacional "Housing First" (Moradia Primeiro), as quatro unidades da Vila Reencontro acolhem famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo um espaço mobiliado, refeições e infraestrutura comunitária.

Vila Reencontro
Vila Reencontro Santo Amaro, na zonal sul, tem capacidade para atender 68 famílias com crianças e 272 pessoas - Marcelo Pereira/SECOM

A Vila Reencontro Santo Amaro foi construída na praça Dom Francisco de Sousa, 126, em um terreno de 3.269 m², com 68 módulos, cozinha e lavanderia comunitárias, horta, brinquedoteca, playground, sala de administração e de atendimento social e guarita.

A Prefeitura investiu R$ 4,7 milhões na instalação dos módulos. Além de toda a infraestrutura, o serviço conta com uma equipe com 41 profissionais que garantirá acompanhamento profissional diário.

As famílias recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, atendimento psicológico e social e cursos de qualificação para auxiliar no processo de recuperação da autonomia.

A unidade de Santo Amaro é o quarto equipamento do gênero instalado na cidade em apenas um ano. A primeira unidade da Vila Reencontro foi entregue na véspera do Natal de 2022 em um terreno de mais de 30 mil m², no bairro do Canindé, região central da cidade. Hoje, 37 famílias (127 pessoas) estão abrigadas na Vila Reencontro Cruzeiro do Sul.

Já em fevereiro de 2023, a Prefeitura inaugurou a Vila Reencontro Anhangabaú, localizada na Ladeira da Memória, região central da cidade. A Vila tem 49 unidades, sendo que nove são para funções administrativas, como sala de atendimento, espaço multiuso e brinquedoteca, e outras 40 unidades para moradia, que comportam até quatro pessoas cada.

E, em outubro, a Prefeitura, por meio da SMADS, entregou a Vila Reencontro Pari, a maior unidade do projeto, com 100 módulos e capacidade para atender até 400 pessoas.

PROGRAMA REENCONTRO

O Programa Reencontro prevê a entrega de módulos de 18 m², equipados com cozinha, banheiro, armário e mobiliário de acordo com a configuração familiar, para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O programa é focado na conquista da autonomia por parte dos usuários através da reinserção no mercado de trabalho e da reconstrução dos vínculos sociais e familiares.

Cada família pode permanecer entre 12 e 24 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro. Esse período pode ser estendido de acordo com o acompanhamento da família pela equipe técnica.

Além disso, as famílias devem participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha