São Paulo recebe o 5º centro de referência para tratamento da dor crônica

Prefeitura entrega unidade do Bom Retiro, na região central, com capacidade para realizar 1,8 mil atendimento por mês

A Prefeitura de São Paulo inaugurou o 5º Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor) da cidade, na rua Jaraguá, 866, no Bom Retiro, região central, que tem capacidade para realizar 1.800 atendimentos mensais aos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A unidade, entregue no dia 5 de dezembro, representa um investimento de R$ 169,5 mil.

Já estavam em funcionamento os CR Dor Bosque da Saúde, Parque Maria Helena, Leste e o de Pirituba, que foi inaugurado em julho deste ano.

CR Dor
Profissionais do Centro de Referência (CR Dor) Bom Retiro, a quinta unidade inaugurada na cidade de São Paulo para atender pacientes encaminhados pelas UBSs - Divulgação

O CR Dor oferece assistência integral ao paciente com quadros recorrentes de dor crônica, para melhorar sua qualidade de vida e dar mais celeridade aos atendimentos de especialidades que atendem essas patologias, incluindo triagem, avaliação, indicação e tratamento medicamentoso e terapias.

Os pacientes são avaliados pela equipe de profissionais – médicos e terapeutas – que realizam a abordagem inicial integrativa, indicando o plano terapêutico multidisciplinar mais adequado para cada caso.

Nesse modelo de abordagem, o usuário terá suas medicações ajustadas e exames solicitados, além de avaliações individualizadas às suas necessidades. A avaliação com a equipe multidisciplinar definirá tanto o tempo de permanência da pessoa no CR Dor Crônica como a quantidade de sessões individuais e de quais atividades coletivas participará no serviço.

CR DOR BOM RETIRO

A unidade conta com 21 profissionais, entre acupunturistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisiatras, clínicos, assistentes sociais, farmacêuticos, profissionais de enfermagem e equipes administrativas.

Com um custo mensal de R$ 296,9 mil, o prédio possui seis consultórios, sete boxes de acupuntura, banheiros, salão de fisioterapia, sala de farmacêuticos, sala de espera, recepção, sala de grupo, almoxarifado, depósito de equipamentos, copa, sala de reunião, administração e coordenação.

O centro é gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O prédio do CR Dor Bom Retiro também acomoda o Centro de Cuidados Odontológicos (mezanino e 1º andar), o Centro de Referência para a População de Travestis e Transsexuais - Janaína Lima (2º andar) e um auditório (3º andar).

Confira os endereços dos Centros de Referência da Dor Crônica (CR Dor) na cidade de São Paulo:

CR Dor Bosque da Saúde: Rua Carlos Gerolomo Mônaco, 169, Vila Mariana

CR Dor Parque Maria Helena: Rua Dr. Benedito Matarazzo, 371, no bairro Parque Maria Helena

CR Dor Leste: Rua Antonio Gama de Cerqueira, 361 - São Miguel Paulista

CR Dor Pirituba: Rua Pedro Sernagiotti, 380 - Parque São Domingos

CR Dor Bom Retiro: Rua Jaraguá, 866 - Bom Retiro

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha