São Paulo registra aumento de 35% no número de passageiros em ônibus no Domingão Tarifa Zero

Levantamento mostra que mais de 2,9 milhões de pessoas aproveitaram o Domingão Tarifa Zero para circular por toda a cidade; medida segue valendo nos próximos domingos, no Natal e Ano Novo e no aniversário de São Paulo

O primeiro dia do Domingão Tarifa Zero, que começou domingo (17), ultrapassou as expectativas da Prefeitura de São Paulo. O número de passageiros que utilizaram os ônibus nesse dia aumentou 35% em relação aos domingos anteriores. Passou de 2,2 milhões para exatamente 2,974.400 milhões de pessoas, marca que ultrapassou também a média registrada antes da pandemia.

O alto volume de passageiros reforça o sucesso do Domingão Tarifa Zero, sendo que nas regiões periféricas o aumento de usuários chegou a 38%.

.
Passageiro passa pela catraca com Bilhete Único no primeiro domingo de tarifa grátis nos ônibus da cidade - Leon Rodrigues/SECOM

O crescimento no número de passageiros foi verificado em todos os 4,8 mil ônibus da frota municipal de 1.175 linhas que circularam em toda a cidade no domingo.

Também foi possível verificar crescimento na demanda de linhas que atendem pontos como Sesc Itaquera, parque Ibirapuera e parque do Carmo. A gratuidade aos domingos acontece da 0h às 23h59.

A população embarcou nos ônibus e circulou por toda a cidade, aproveitando seus parques, Ruas Abertas, os shows nas Vilas de Natal e outras atrações culturais, sociais e esportivas.

Os técnicos da SPTrans acompanharam a operação, monitorando as linhas mais movimentadas e orientaram os passageiros em seus deslocamentos pela cidade. Ao longo do domingo, não houve registro de problemas nos postos da SPTrans a respeito do novo programa.

O sistema de bilhetagem eletrônica funcionou dentro do programado, proporcionando que o passageiro deixe seu registro pela catraca, informação fundamental para garantir o bom planejamento do sistema e para realizar ajustes necessários.

Nos próximos domingos e nos feriados de Natal, Ano Novo e aniversário da cidade, as equipes da SPTrans e das concessionárias do serviço de transporte estarão novamente em campo e nos centros de monitoramento acompanhando a operação dos ônibus e orientando a população para que possam aproveitar ainda mais a cidade e com ônibus gratuitos.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha