Com tarifa zero, ônibus de SP batem recorde no domingo de Carnaval com 58% a mais de usuários

Quase 3 milhões de passageiros utilizaram transporte municipal, totalmente de graça, por meio do Domingão Tarifa Zero, implantado pela Prefeitura desde 17 de dezembro

No último dia 11 de fevereiro, domingo de Carnaval, 2,9 milhões de passageiros utilizaram os ônibus municipais em toda a cidade de São Paulo. Esse número representa 58% a mais de usuários do transporte coletivo em relação ao domingo de Carnaval de 2023, que registrou 1,84 milhão de pessoas. Neste ano, porém, houve uma diferença: os quase três milhões de usuários não pagaram nada para se locomover pela capital.

Eles puderam se beneficiar do Domingão Tarifa Zero - explore, descubra, viva São Paulo, programa adotado pela Prefeitura de São Paulo que possibilita usar os ônibus todos os domingos, entre 0h e 23h59, sem pagar passagem, quantas vezes quiser. A gratuidade vale também nos feriados de Natal (25/12) e Ano Novo (1º/1) e no aniversário da cidade (25 de janeiro).

.
Passageiros utilizam ônibus municipal na cidade de São Paulo totalmente grátis no domingo de Carnaval deste ano - Paulo Guereta - Secom

O Domingão Tarifa Zero tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público e ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais. Ao mesmo tempo, melhorar a economia e a oferta de empregos.

O programa foi implantado no dia 17 de dezembro de 2023 pela Prefeitura em todas as linhas da cidade e, pelos números alcançados, foi aprovado pela população que mora na capital e pelos seus visitantes.

No primeiro mês de operação da tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos, 16,2 milhões de passageiros aproveitaram a passagem gratuita no transporte público da cidade.

A média de passageiros aos domingos no primeiro mês de Domingão Tarifa Zero (sem feriado prolongado) foi de 2,8 milhões. Clique aqui e saiba mais sobre o Domingão Tarifa Zero.

Já a média de usuários em janeiro de 2023, quando o programa não existia, foi de 2,1 milhões de pessoas utilizando o transporte público. Isso significa 33% de crescimento da demanda.

O sistema, aos domingos, é totalmente gratuito. Quem tem Bilhete Único pode utilizá-lo para liberar a catraca, sem qualquer cobrança de tarifa. Passageiros sem o cartão têm a viagem gratuita garantida, com a liberação na catraca sendo feita pelo cobrador ou pelo motorista.

Quem ainda não tem o Bilhete Único pode solicitá-lo por meio do site bilheteunico.sptrans.com.br.

APROVAÇÃO DO CARNAVAL DE SP

Quem brincou no Carnaval de São Paulo, nas ruas ou no sambódromo, aprovou a organização da festa, segundo pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos, da Prefeitura de São Paulo.

Os foliões que estiveram no Carnaval de rua nos dias 3 e 4 de fevereiro foram consultados e atribuíram nota 8,7 para a festa, sendo que 95% deles disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o evento.
No sambódromo, não foi diferente. A nota obtida pelo levantamento foi 9,1. Mais de 50% dos foliões ouvidos deram nota 10.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha