Prefeitura de SP inaugura creche no Grajaú para crianças de até 5 anos

CEMEI é a 21ª unidade escolar entregue na cidade desde 2023 e a 3ª na Capela do Socorro, onde estão sendo construídas mais duas escolas; na rede, há vagas para todas as crianças

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (28) o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Dalmo de Abreu Dallari, no Grajaú, zona sul da capital.

Com capacidade para até 315 alunos, o CEMEI difere dos Centros de Educação Infantil (CEIs), onde estudam crianças de 0 a 3 anos, por atender as de até 5 anos.

A unidade leva o nome do jurista que foi professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela qual se graduou e da qual foi diretor. Dallari morreu em 2022.

.
Monitora acompanha crianças em um dos espaços do CEMEI Professor Dalmo de Abreu Dallari, no Grajaú, zona sul, para crianças de 0 a 5 anos - Edson Lopes Jr./SECOM

A nova creche teve investimento de R$ 4,4 milhões e foi construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB), em parceria com a Secretaria de Educação (SME).

Essa é a 21ª unidade escolar inaugurada desde 2023 em toda a cidade, de um total de 45 novas que serão entregues até o fim deste ano.

SEM FILA PARA CRECHE

São Paulo segue pelo quarto ano consecutivo sem fila para creches. São mais de 350 mil crianças de até 3 anos atendidas nos CEIs espalhados pela cidade. Clique aqui e saiba mais.

O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e ampliação de vagas nos CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.

Das 21 unidades de Educação Infantil inauguradas desde 2023, 17 são Centros de Educação Infantil (CEIs), outras 3 são Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). Estão localizadas nas regiões de Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Guaianazes, São Mateus, Jaçanã/Tremembé, Santo Amaro, Ipiranga, Pirituba/Jaraguá e Penha.

Na cidade de São Paulo, o Programa Mãe Paulistana-Creche garante vagas em creches às crianças de mães que cumpram adequadamente o pré-natal. No acompanhamento das consultas, as gestantes poderão manifestar interesse na vaga de creche até o 4º mês de gestação e terão a vaga garantida.

NOVO CEMEI

A creche inaugurada no Grajaú tem salas para minigrupos, berçários, salas para banho e troca, cozinha, refeitório, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), solário e brinquedoteca.

O CEMEI está de acordo com as normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braille, playground e sanitários acessíveis.

Além disso, a unidade educacional também está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reúso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

Na região da Subprefeitura Capela do Socorro, a Prefeitura de São Paulo já entregou a creche Cleonice Serôa e a escola Eny Marisa Maia, beneficiando mais de 400 alunos da rede municipal de ensino. A secretaria ainda trabalha nas obras de implantação da EMEF Pastoral e do CEI Charles Rosen, que, em breve, irão aumentar a oferta de vagas na região.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha