Prefeitura de SP faz mutirão do Cadastro Único na zona sul nos dias 23 e 30 de junho

Objetivo é atualizar o serviço voltado ao atendimento e registro de famílias e pessoas de baixa renda em programas sociais

Nos próximos dois domingos, dias 23 e 30 de junho, a Prefeitura de São Paulo realizará novas edições do Dia C, mutirão para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias de baixa renda. Nesses dois dias, acontecerá na zona sul, em oito endereços do DescomplicaSP, das 8h às 16h, para quem já tem agendamento prévio e para pessoas que forem até os locais de atendimento dentro do horário de funcionamento.

A primeira etapa do mutirão aconteceu no dia 9 de junho, em 34 pontos distribuídos pelos bairros da região sul. O Dia C chegará a todas as regiões da capital. A zona leste será a próxima a receber o mutirão, em datas a serem definidas e informadas, pois o sistema do CadÚnico, gerenciado pelo governo federal, tem dias de manutenção e atualização que impossibilitam o serviço.

Mutirão do CadÚnico
Mutirão do CadÚnico serve para registrar e atualizar dados dos mais vulneráveis com direito a programas sociais - Divulgação

Famílias e pessoas que estão com o cadastro desatualizado serão informadas e convidadas a participar do mutirão por meio de mensagem enviada para seus celulares pelo 156, além da divulgação por meio dos canais oficiais da Prefeitura.

Veja os endereços dos postos de atendimento nos dias 23 e 30 de junho:

DescomplicaSP

  • Campo Limpo – avenida Giovanni Gronchi, 7.143 – 4º andar
  • Capela do Socorro – rua Cassiano dos Santos, 499
  • Cidade Ademar – avenida Yervant Kissajikian, 416
  • Ipiranga – rua Breno Ferraz do Amaral, 425
  • Jabaquara – avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314
  • M’ Boi Mirim – avenida Guarapiranga, 1.695
  • Parelheiros – estrada Ecoturística de Parelheiros, 5.252
  • Santo Amaro – praça Floriano Peixoto, 54

CADÚNICO

O CadÚnico é o principal instrumento para identificar e incluir grupos socioeconomicamente vulneráveis que precisam de suporte social e econômico na vida diária. É voltado ao atendimento e registro de famílias e pessoas de baixa renda em programas sociais.

Quem é cadastrado no CadÚnico tem acesso na cidade de São Paulo a programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Renda Cidadã, Vilas Reencontro, Armazém Solidário, Auxílio Alimentação (cujo valor será definido em decreto e destinado a famílias na linha de extrema pobreza e pobreza elencadas no CadÚnico) e Leve Leite.

Além disso, há outros benefícios sociais para quem está no cadastro, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), Ação Jovem, Passe Livre Estudantil e ID Jovem.

O mutirão do CadÚnico é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e a São Paulo Turismo (SPTuris).

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha