Campanha arrecada roupas e cobertores para animais de pessoas em vulnerabilidade

Ação da Prefeitura de São Paulo acontece durante período de baixas temperaturas; entrega dos itens pode ser feita em postos espalhados pela cidade

A Prefeitura de São Paulo realiza várias campanhas para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade. Na época de baixas temperaturas, as ações aumentam. Neste ano, a atual gestão está promovendo uma campanha diferente: a arrecadação de roupas e cobertores para cães e gatos da população em situação de rua.

O mote da campanha deste ano é "onde houver frio, que eu leve solidariedade". A entrega dos itens doados, cobertores e roupas em bom estado, pode ser feita na sede da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), na zona norte, ou em postos de coleta espalhados por todas as regiões da cidade (veja quadro).

Um homem está sentado em um banco de parque, segurando as coleiras de dois cães. Os cães estão vestidos com roupas coloridas, um deles é de cor marrom e o outro é preto. O ambiente é um parque com grama verde e arbustos ao fundo.
Campanha de doação de roupas e cobertores para pets é coordenada pela Cosap - Renato Pinheiro/SECOM

A primeira-dama de São Paulo, Regina Nunes, ressaltou a importância da campanha de arrecadação de roupas e cobertores para pets. "Essa campanha atende uma demanda de muitas ONGs, que há muito tempo pediam o apoio da Prefeitura nesta época do ano.

Ainda de acordo com Regina Nunes, essa campanha "toca profundamente o coração". "Sabemos que, para muitas pessoas em situação de rua, seus animais são família, são abrigo emocional e companhia constante. Cuidar desses pets, oferecendo a eles um pouco de conforto e proteção contra o frio, é também um gesto de amor e respeito às vidas que eles acompanham e protegem."

A Prefeitura todo ano realiza campanhas visando os pets das pessoas em situação de rua, como vermifugação, vacina e atendimento veterinário. Os animais, além de serem companhia das pessoas em situação de rua, servem como uma espécie de segurança deles, pois dão alerta no caso de algum suposto perigo.

BAIXAS TEMPERATURAS

A distribuição dos agasalhos aos pets da população de rua será feita durante a Operação Baixas Temperaturas, que é acionada quando a temperatura atinge 13 °C ou menos. As tendas de acolhimento funcionam das 18h à 0h e oferecem alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores.

Além disso, equipes de abordagem ativa vão percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial da cidade. Saiba mais sobre a Operação Baixas Temperaturas.

Postos de coleta da Campanha do Agasalho Pet

Zona norte

  • Rua Santa Eulália, 86, Santana (portaria, das 6h às 22h)
  • Av. Engenheiro Caetano Álvares, 4.425, Imirim

Centro

  • Rua Cristina Tomás, 183, Bom Retiro

Zona oeste

  • Av. Francisco Matarazzo, 892 - Água Branca
  • Av. Prof. Francisco Morato, 2.385 - Butantã
  • Rua General Furtado do Nascimento, 66, Lote 01, Alto de Pinheiros

Zona sul

  • Av. Prof. Abraão de Morais, 1.845, Vila da Saúde
  • Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 341, Vila Mariana
  • Av. Santo Amaro, 6.824, Loja 04, Santo Amaro

Zona leste

  • Av. Aricanduva, 5.555 - Loja Arcos S-14/15/16/17, Jardim Santa Teresinha
  • Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 5.500, Jardim América da Penha

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo