Confira o passo a passo para declarar sua Previdência Privada

Entenda as diferenças de tributação entre PGBL e VGBL e saiba qual é a melhor opção para o seu perfil

Já sabe como declarar sua Previdência Privada no Imposto de Renda? A boa notícia é que você pode ter dedução – e não é pouca!

Segundo especialistas, assalariados ou funcionários públicos, que têm descontado Imposto de Renda [no contracheque], deveriam considerar o PGBL [Plano Gerador de Benefício Livre] como uma alternativa para a otimização de imposto. Assim como despesas médicas e escolares, essa modalidade é dedutível na declaração, até o limite de 12% do valor tributado.

É preciso, no entanto, ter atenção: PGBL e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) são diferentes, especialmente na forma de tributação. Nos dois casos, o imposto é cobrado no momento do resgate ou do recebimento da renda. Mas, no primeiro, a dedução recai sobre o valor total a ser resgatado ou recebido; no segundo, incide apenas sobre os rendimentos.

"O PGBL traz um benefício imediato já no primeiro ano, se for pensado em longo prazo, sem haver resgate", avalia o coordenador de MBA na Trevisan Escola de Negócios, Acilio Marinello. E completa: "Se você precisa ter uma ideia de consumir esses recursos no período menor de tempo, talvez a melhor opção seja o VGBL."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha