Previdência Privada precisa alinhar objetivos com o perfil do investidor

Na hora de investir, você é Conservador, Moderado ou Agressivo? Avalie suas expectativas e faça a melhor opção

Existe uma Previdência Privada mais indicada para você? Sim, dizem especialistas. Para descobrir qual é, diversos fatores devem ser ponderados, tanto pessoais – seus objetivos, seu perfil de investidor – quanto mercadológicos – a reputação da seguradora, a volatilidade, a rentabilidade, a composição e a liquidez do ativo.

"É um investimento indicado principalmente para metas de longo prazo, mas nada impede de usar a Previdência Privada para outras finalidades de médio e curto prazos, em função de benefícios fiscais de alguns Planos", avalia Marcello Cacavallo, educador financeiro e professor da Universidade São Judas.

A opção escolhida deve estar alinhada à sua expectativa com esse investimento e como você lida com as variações do rendimento. "O perfil Conservador tem aversão a risco e prefere proteger o capital", diz ele. "Geralmente, opta por fundos que apresentam baixo risco, mesmo que isso signifique um retorno financeiro menor."

O Moderado "busca equilibrar segurança e retorno – e aceita um pouco de risco", enquanto o Agressivo "assume mais riscos, com ativos de maior volatilidade [como ações], para ter retornos mais altos". Por isso, para ter segurança na escolha, o ideal é fazer uma API (Análise de Perfil do Investidor):

"E é recomendável refazer a API ao longo dos anos", orienta Natalie Verndl, coordenadora do curso de Ciências Atuariais na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Isso porque, com o passar do tempo, é comum a mudança de objetivo e de perfil. "Um conservador pode adquirir mais conhecimentos sobre o mercado financeiro e passar a aceitar riscos maiores", exemplifica.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha