Após a recente aprovação da Anvisa das primeiras terapias gênicas no Brasil, o presidente do grupo no Brasil reforça a importância de uma liderança holística que tem nas pessoas a força motriz para a inovação
Há quase dois anos na cadeira de CEO da Novartis Brasil, uma das principais indústrias farmacêuticas e líder global em medicamentos e inovações tecnológicas, Renato Carvalho chegou com a missão de potencializar a transformação cultural, digital e posicioná-la como um player ainda mais relevante dentro do sistema de saúde no país, liderando discussões sobre terapias avançadas.
Segundo o executivo, o Brasil é uma das cinco prioridades estratégicas da Novartis global, empresa suíça consolidada com portifólio completo de tratamento para as mais diversas terapias e problemas de saúde. A companhia está trabalhando para se posicionar como um player da saúde que estimula diálogo e se coloca como parte do sistema completo da saúde para prolongar e melhorar a vida das pessoas.
“Ao longo dos últimos anos, a Novartis tem entregado terapias que representam décadas de investimento em pesquisas e desenvolvimento, como as recentes aprovações da Anvisa para as duas primeiras terapias gênicas no país: a primeira delas indicada para tratamento da distrofia hereditária da retina (DHR), que é a segunda causa de baixa visão em crianças até 15 anos, e a segunda indicada para tratamento de atrofia muscular espinhal (AME), a principal causa genética de morte nos primeiros 12 meses de vida”, afirma Carvalho.
A Novartis é a primeira empresa a ter uma terapia gênica aprovada no Brasil, o que representa um marco importante na jornada da companhia em apoiar os pacientes acometidos por essas duas doenças raras.
A Novartis tem como propósito reimaginar a medicina para melhorar e ajudar a prolongar a vida das pessoas, e, com isso, vem construindo uma cultura organizacional inspirada, curiosa e empoderada. “A liderança global da empresa está trabalhando para avançar a transformação cultural por toda a empresa, incentivando todos os colaboradores a serem mais curiosos”, diz Carvalho. A proposta, segundo o executivo, é que companhia seja menos formal e construa uma mentalidade ágil e digital, com mais autonomia, preparados para reagir com abordagens inovadoras aos problemas que a sociedade enfrenta na área da saúde.
Trazendo na bagagem uma atuação robusta e longa em diversas áreas da saúde, Carvalho tem como principal motivação ajudar a promover acesso aos medicamentos a um número cada vez maior de pessoas. “Os desafios na saúde são muitos grandes, precisa ter resiliência. Nós trabalhamos com a vida, que está acima de qualquer outro valor, é isso que temos de priorizar e cuidar”, afirma Carvalho.
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, possui MBA na Universidade de São Paulo e é Master Black Belt do Lean Six Sigma, Renato trabalhou para a Philips Brasil, além do grupo dinamarquês AP Moller Maersk, onde teve diferentes experiências em desenvolvimento de negócios nos EUA e Europa.
Em 2018 foi Presidente da Abimed - Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde, liderando a implementação da governança corporativa, código de ética e programas de compliance. Atualmente exerce importante atuação na Interfarma, assumindo a liderança do grupo de Pesquisa Clínica.