Inibidor de proteína prolonga vida de mulheres em pré-menopausa com câncer de mama avançado, diz estudo

"Conseguir uma melhora na sobrevida global de uma doença incurável como o câncer metastático de mama é um avanço extraordinário para os pacientes"

Biologista trabalha em laboratório
Resultados de pesquisas foram apresentadas em reunião da American Society of Clinical Oncology - Novartis BrandLab

Estudo demonstrou que o inibidor de CDK4/6 ribociclibe prolonga a sobrevida em mulheres na pré-menopausa e na perimenopausa com câncer de mama avançado ou metastático positivo para os receptores hormonais e receptor do fator de crescimento epidérmico humano tipo 2 negativo (HR+/HER2-). O estudo clínico de fase 3 avaliou o ribociclibe combinado com terapia endócrina como tratamento inicial em comparação com administração exclusiva de terapia endócrina. Os resultados do estudo foram apresentados em reunião anual da American Society of Clinical Oncology (Asco).

“O benefício da sobrevida global é considerado o 'modelo de excelência' dos estudos clínicos do câncer, mas é difícil de atingir no caso do câncer de mama metastático HR+/HER2-. O estudo atingiu esse parâmetro antes do previsto", disse Sara Hurvitz, doutora em Medicina e diretora da Jonsson Comprehensive Cancer Center Clinical Research Unit e do Breast Cancer Clinical Trials Program da UCLA.

"Resultados relevantes como os obtidos no estudo com ribociclibe são nosso objetivo em todos os estudos clínicos. Conseguir uma melhora na sobrevida global de uma doença como o câncer metastático de mama é um avanço importante para os pacientes", reforça a doutora Hurvitz.

"O ribociclibe atingiu um benefício em sobrevida global estatisticamente significativo em combinação com uma terapia endócrina, e temos orgulho de compartilhar esses dados com a comunidade médica e de pacientes. Estes resultados confirmam o perfil já demonstrado de eficácia e segurança do ribocicible, e encoraja-nos a seguir repensando a medicina", disse Susanne Schaffert, PhD e diretora executiva da Novartis Oncology, que produz a medicação.

Resultados de análises de subgrupos mostraram que o uso do ribociclibe mais um inibidor da aromatase apresentou uma redução em 30% do risco de morte em comparação com o uso exclusivo de um inibidor da aromatase. O uso do ribociclibe mais tamoxifeno apresentou uma redução em 20,9% do risco de morte em comparação com o uso exclusivo do tamoxifeno .

O uso do ribociclibe é aprovado em mais de 75 países do mundo, incluindo os Estados Unidos e os estados membros da União Europeia.