Novartis dá autonomia para colaboradores escolherem como e onde trabalhar

Há ainda verba para colaboradores montarem ambiente remoto adequado

Julia Fernandes, diretora de RH da Novartis Brasil, trabalha em home office
Julia Fernandes, diretora de RH da Novartis Brasil, trabalha em home office - Divulgação

A pandemia mudou repentinamente a rotina profissional de muitos brasileiros. De uma hora para outra, com os efeitos do avanço do novo coronavírus, empresas tiveram que se adaptar rapidamente a rotina de trabalho remoto. A Novartis, uma das principais indústrias farmacêuticas e líder global em medicamentos e inovações tecnológicas, começou a revisitar os modelos de trabalho e lançou recentemente o programa global Choice with Responsibility (escolha com responsabilidade), que possibilita modelos de trabalho mais flexíveis, baseados na preferência individual de cada colaborador.

No programa, os colaboradores têm mais autonomia e responsabilidade para escolher como e onde desejam trabalhar. Não é necessário mais alinhar com seu gestor, apenas comunicar. “Na Novartis, temos um conceito, que vem do Global, de uma cultura organizacional inspirada, curiosa e empoderada chamada 'unboss'. Ou seja, em nossa cultura empoderamos o colaborador a ter autonomia, como, por exemplo, escolher de onde quer trabalhar de acordo com a sua preferência, diminuindo as barreiras da hierarquia”, afirma Julia Fernandes, diretora de RH da Novartis Brasil.

Para que o programa se concretizasse, a companhia contratou profissionais da saúde, como psicólogos e palestrantes para um trabalho de conscientização de lideranças, entendendo a importância de estarem mais perto das pessoas e terem empatia sobre as realidades individuais de cada colaborador, para acolher e engajá-lo neste novo cenário. “Estamos em um momento em que mesmo longe, estamos juntos. O Choice with Responsibility é uma ótima opção para que as pessoas possam ficar mais próximas da família ou de onde se sente bem, sem necessariamente, gastar horas no trânsito no percurso casa e trabalho”, conta a diretora de Recursos Humanos da Novartis Brasil.

Segundo Julia Fernandes, após quase cinco meses de pandemia, as áreas de People & Organization (P&O), Rewards e Legal, vêm trabalhando na adaptação desta iniciativa para o cenário local, considerando as legislações trabalhistas e eventuais implicações legais do modelo atual de trabalho dos colaboradores da Novartis Brasil. “Estamos ainda em pandemia, um momento de urgência, e o cuidado que devemos ter com os nossos colaboradores e seus familiares é mais necessário do que nunca”, destaca a executiva.

O escritório já foi readequado aos novos padrões sanitários e de distanciamento social e continua sendo uma opção para aqueles que optarem por trabalhar de lá quando necessário. “Damos a escolha e a liberdade para o colaborador”, destaca Julia Fernandes. Além disso, para garantir ferramentas de trabalho para o funcionário adequadas, a Novartis oferece uma verba para que seus colaboradores possam montar um ambiente remoto adequado.