Novartis Brasil reformula a tradicional festa de fim de ano dos colaboradores

A partir da decisão dos funcionários, empresa substitui confraternização por doação de R$ 100 mil a serem distribuídos para cinco instituições sociais

A Novartis Brasil, uma das principais indústrias farmacêuticas e líder global em medicamentos e inovações tecnológicas, em consenso com os seus colaboradores, mudou o formato de celebrar e encerrar um ano com tantos desafios. Com a necessidade de distanciamento social, não haverá confraternização presencial. Em vez disso, a empresa vai doar R$ 100 mil para cinco instituições sociais.

Em outubro, a empresa fez uma pesquisa com seus colaboradores em que sugeria alternativas de celebração às festas de fim de ano: uma live com um artista famoso; o envio de um presente ou a doação de um determinado valor para instituições parceiras da Novartis. A pesquisa, que obteve 1.168 respostas, apontou a doação como opção preferida (49% das respostas).

“A Novartis traz em seu DNA a forma de reimaginar a medicina e, com tantos desafios que a pandemia do novo coronavírus trouxe, tivemos que reimaginar um jeito de mostrar gratidão e, de certa forma, de celebrar o encerramento de um ano tão desafiador para todos. Nossos colaboradores abraçaram a ideia e essa gratidão ultrapassa as barreiras corporativas. Queremos nessa ação mostrar que estamos juntos, que podemos contar com o próximo”, conta Julia Fernandes, diretora de RH da Novartis Brasil.

As instituições sociais escolhidas pela Novartis foram Associação Vamos Ajudar, organização sem fins lucrativos que auxiliam moradores de rua com água e comida; Instituto Precisa Ser, instituto de tecnologias digitais e sociais que promovem educação inclusiva e complementar em diversas frentes; Projeto Tia Egle, organização não governamental que atende crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos, moradoras da zona noroeste de Santos; Instituto Canto de Luz, Organização Não-Governamental e sem fins lucrativos que atende crianças carentes do bairro de Capão Redondo (São Paulo), com ações alinhadas com a escola, alimentação e atividades recreativas e culturais; Paróquia São João de Brito, diocese de Santo Amaro.

O valor foi doado às instituições antes do Natal para utilização na compra de brinquedos para as crianças e/ou na ceia para as famílias beneficiadas.

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, a empresa utiliza tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas.


Na busca por novos medicamentos, a Novartis é constantemente classificada entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da companhia alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, e a empresa continua a buscar maneiras inovadoras de expandir o acesso aos seus tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em http://www.novartis.com.