Grupo Novartis é certificado como 3ª melhor indústria para trabalhar no Brasil

O Grupo Novartis foi reconhecido no Instituto Great Place To Work (GPTW), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o selo melhores Indústrias para trabalhar no Brasil, conforme cerimônia virtual realizada no dia 9 de fevereiro de 2021.

Trata-se de um ranking complementar à divulgação do ranking geral de melhores empresas para trabalhar no Brasil já divulgado em 2020, no qual a Novartis ocupou a 9ª posição na categoria empresas de grande porte e sustenta a 1ª posição como a melhor farmacêutica para trabalhar no Brasil. Além do selo Indústria, a Novartis foi também reconhecida no ranking Saúde (6ª posição).

“Ser reconhecida como uma das melhores indústrias do Brasil em um momento tão desafiador como a pandemia do Covid-19 tem um significado ainda mais especial frente ao nosso compromisso de garantir acesso a nossos medicamentos a milhares de pacientes no Brasil”, celebra Renato Carvalho, presidente do Grupo Novartis no Brasil.

2020 foi a primeira vez que o Grupo Novartis participou do ranking GPTW com todas as divisões que atuam no Brasil, incluindo a Novartis Brasil (produtos inovadores), a Sandoz (genéricos e biossimilares), NBS (unidades de serviços compartilhados) e Novartis Technical Operations (plantas de manufatura). No total, são mais de 2.000 colaboradores no Brasil, atuando em áreas administrativas, unidades de produção e força de campo.

A metodologia do GPTW leva em consideração uma pesquisa de engajamento com os funcionários das empresas avaliadas. “Ser reconhecido pelo instituto GPTW só é possível frente ao protagonismo de nossos colaboradores, que diariamente contribuem para a transformação cultural do Grupo Novartis no Brasil”, explica Nicolas Franco, head de People & Organization da empresa no Brasil.

Ao longo dos últimos anos, a companhia vem reimaginando seu ambiente de trabalho e práticas de gestão de pessoas. Só de 2018 para cá, o Grupo Novartis adotou medidas como a licença paternidade igual à licença maternidade, transformou a estrutura física para o conceito open space e instalou banheiros de gênero neutros, flexibilizou o dress-code, aumentou o número de mulheres em cargos de alta liderança, entre outras medidas.

Desde o início da pandemia do Covid-19, a companhia flexibilizou seu horário de trabalho, adotou home-office para áreas administrativas, estabeleceu fóruns semanais de comunicação com a liderança e incluiu benefícios como auxílio internet e auxílio especial para a compra de móveis para o trabalho remoto. “Acreditamos que para seguirmos na direção de uma organização diversa, inclusiva e líquida, precisamos constantemente revisar nossas práticas e ouvir nossas pessoas”, finaliza Nicolas.

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utiliza tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. A empresa é constantemente classificada entre as principais do mundo em investimento em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e a empresa busca maneiras inovadoras de expandir o acesso aos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em http://www.novartis.com.br