Descrição de chapéu câncer

Queda nos exames de mamografia ultrapassou 60% entre março e setembro de 2020

Dia Mundial do Câncer e Dia da Mamografia chamam atenção para o impacto da pandemia na prevenção e no tratamento oncológico

Os dias 4 e 5 de fevereiro marcam o Dia Mundial do Câncer e o Dia Nacional da Mamografia. As datas reforçam a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento contínuo da doença que, dentre seus variados tipos, afeta mais de 600 mil brasileiros por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Diante da pandemia de Covid-19, o rastreamento e o tratamento oncológico sofreram um impacto expressivo. Segundo o último relatório do Radar do Câncer, realizado em parceria com o Instituto Oncoguia e com o DATASUS, houve, no Brasil, queda de 45,72% na realização de biópsias, de 62,21% na execução de mamografias de rastreamento e de 44,77% na Dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA) – exames fundamentais no diagnóstico da doença.

A interrupção ou adiamento do tratamento adequado pode refletir diretamente no número de óbitos por câncer. Um estudo do The British Medical Journal, de novembro de 2020, revelou que as chances de morte aumentam em até 13% a cada quatro semanas de atraso de terapia. Diante disso, é de comum acordo na comunidade médica que, mesmo com a necessidade de distanciamento social causada pela pandemia, a prevenção e o tratamento do câncer deve ser algo contínuo. “No Brasil, os tipos de câncer com maior incidência são os de pele não-melanoma, de próstata e de mama. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as possibilidades de tratamento para o paciente. Então, mesmo com o cenário do Coronavírus, vale ressaltar que é muito importante manter a rotina de consultas e exames, sem deixar de seguir os protocolos de segurança para evitar contaminação pelo vírus”, afirma André Abrahão, diretor médico do Grupo Novartis.

Sintomas e diagnóstico

Para o câncer de pele não-melanoma, os principais sintomas são o surgimento de manchas na pele que podem coçar, arder ou descamar, além de feridas que não cicatrizam. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar auxílio de um médico dermatologista, com urgência, para realização de biópsia e demais exames diagnósticos.

Já o câncer de próstata é um tipo da doença com evolução silenciosa. Como muitos pacientes não apresentam sintoma, a melhor prevenção é a consulta de rotina com o urologista e a realização do exame de toque retal para pacientes a partir dos 40 anos. Dependendo do caso, o exame de Dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA) também pode ser solicitado.

Com relação ao câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres, sabemos que os sintomas são mais perceptíveis já na fase inicial, sendo principalmente indicado pela presença de nódulo fixo e indolor. Também pode acontecer de a pele da mama ficar com aspecto avermelhado, retraído ou semelhante a uma casca de laranja, além de possíveis alterações nos mamilos, como mudança na direção e liberação espontânea de líquido.

O tratamento é variável para cada tipo de câncer, mas quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de cura. “Se um paciente tiver qualquer necessidade de auxílio médico, não deve hesitar em procurar atendimento. É mais seguro comparecer ao pronto-socorro ou consultório, cumprindo os protocolos de higiene e distanciamento, do que interromper o tratamento e correr o risco de sofrer uma complicação. Os cuidados com a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer devem ser contínuos, independentemente da pandemia”, completa Abrahão.