Agência Nacional de Saúde divulga lista de novas medicações incorporadas na cobertura dos planos de saúde

No dia 24 de fevereiro, por meio da divulgação de Resolução Normativa1, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) compartilhou a lista das novas tecnologias incorporadas via cobertura dos planos de saúde no Brasil. Dentre as novas terapias inclusas, a Novartis Brasil contou com seis medicamentos incorporados na resolução que entra em vigor a partir de 1º de abril1.

Dentro do portfólio de Oncologia, quatro moléculas foram incluídas, para tratamento de câncer de mama avançado ou metastático, leucemia mieloide aguda, leucemia mieloide crônica (primeira linha) e melanoma. Já no portfólio de medicamentos biológicos, duas moléculas foram incorporadas para o tratamento de urticária crônica espontânea (UCE), asma alérgica grave e psoríase moderada a grave em adultos, ampliando e qualificando a assistência a beneficiários de planos de saúde acometidos por essas patologias.

“Em linha com nosso compromisso com pacientes e cuidadores, essas inclusões representam uma grande conquista para médicos e pacientes, que desde o início do tratamento poderão ter mais autonomia para escolha do medicamento mais adequado no âmbito da saúde suplementar”, afirma Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil. “Trata-se também de um passo importante da nossa estratégia de acesso integral aos pacientes por meio dos sistemas público e privado no Brasil”, complementa.

Na prática, a partir de 1º de abril, todos os beneficiários de planos de saúde contratados a partir de 2 de janeiro de 1999, e para os usuários de planos contratados antes dessa data mas que foram adaptados à Lei dos planos de saúde, podem contar com a cobertura das medicações. A lista completa das medicações incorporadas está disponível no site da ANS1.

Referências:

  1. Agência Nacional de Saúde Suplementar. ANS define novas coberturas dos planos de saúde. Disponível em: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/6207-ans-define-novas-coberturas-dos-planos-de-saude