No Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher, campanha chama atenção para câncer de mama avançado

Pacientes enfrentam dificuldades de tratamento; pandemia afetou número de mamografias e especialistas preveem piora para os próximos anos

Há quase vinte anos não há atualização de tratamento no SUS para câncer de mama avançado em sua forma mais comum, que representa sete1 em cada dez pacientes. Num país em que 66 mil2 mulheres vivem com câncer de mama e com cerca de 35%3 dos diagnósticos acontecendo em fase metastática, o cenário é preocupante. Em contrapartida, para 20%4 das pacientes, as inovações já são acessíveis no sistema público de saúde.

Com a pandemia do Coronavírus, a atual conjuntura tende a ficar ainda mais delicada e especialistas preveem uma piora para os próximos anos já que, em 2020, houve uma queda de pelo menos 45%5 na realização de mamografias. A Organização Mundial da Saúde recentemente elencou o câncer como o tipo mais comum6 do mundo, ultrapassando o de pulmão. Números do INCA demonstram que 14 mil7 brasileiras vão a óbito todos os anos por conta da doença, e essa curva é ascendente, com 14 mortes a cada 100 mil7 pacientes.

O câncer de mama cada vez mais impacta mulheres jovens, que têm menos que 50 anos de idade, representando hoje 40%8 dos casos e sendo um dos piores prognósticos, quando o tumor atinge sua forma mais agressiva. Essas pacientes são economicamente ativas e precisam lidar com absenteísmo e expedientes mais curtos no trabalho, além do impacto emocional.

No Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher, dados apontam que cerca de 25%9 das mulheres têm plano de saúde e acesso a tratamentos modernos. A campanha #NossaAtençãoMudaTudo, da Novartis, tem como intuito principal falar com e sobre mulheres que vivem com a forma metastática da doença, mobilizando a sociedade civil para diminuir as disparidades entre os sistemas público e privado de saúde.

A iniciativa visa falar de câncer de mama para além do Outubro Rosa e engajar o público sobre a necessidade de estender a cobertura do SUS para que todas as pacientes de câncer de mama tenham acesso a terapias que oferecem maior tempo de vida com mais qualidade.

Para conhecer a causa e se posicionar a favor da ampliação de tratamentos inovadores para essas pacientes, acesse o site: http://www.nossaatencao.com.br/.

REFERÊNCIAS:

1- Estudo AMAZONA III/GBECAM 0115 - P2-09-11. Prevalence of patients with indication of genetic evaluation for hereditary breast and ovarian syndrome in the Brazilian cohort study - AMAZONA III. 2019. Disponível em: https://www.abstractsonline.com/pp8/#!/7946/presentation/701. (Último acesso em 07/05/2021)

2- Instituto Nacional do Câncer. Estatísticas do Câncer. Disponível em: https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer. (Último acesso em 07/05/2021)

3- Instituto Oncoguia. Mais de 35% descobriram câncer de mama já avançado, mostra estudo. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mais-de-35-descobriram-cancer-de-mama-ja-avancado-mostra-estudo/12237/42/ (Último acesso em 12/05/2021).

4- CONITEC - Trastuzumabe chega ao SUS para tratar câncer de mama metastático. 2018. Disponível em: http://conitec.gov.br/ultimas-noticias-3/trastuzumabe-chega-ao-sus-para-tratar-cancer-de-mama-metastatico. (Último acesso em 07/05/2021)

5- Radar do Câncer. Painel Covid. Disponível em: http://radardocancer.org.br/painel/covid/. (Último acesso em 07/05/2021)

6- FEMAMA. OMS: câncer de mama supera o de pulmão e se torna o mais comum. Disponível em: https://www.femama.org.br/site/br/noticia/oms-cancer-de-mama-supera-o-de-pulmao-e-se-torna-o-mais-comum. (Último acesso em 07/05/2021)

7- Instituto Nacional do Câncer. Conceito e Magnitude do Câncer de Mama no Brasil. Disponível em: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude. (Último acesso em 07/05/2021)

8- FEMAMA. Mais de 40% dos casos de câncer de mama acontecem em mulheres com menos de 50 anos. Disponível em: https://www.femama.org.br/site/br/noticia/mais-de-40-dos-casos-de-cancer-de-mama-acontecem-em-mulheres-com-menos-de-50-anos. (Último acesso em 07/05/2021)

9- Agência Nacional de Saúde. Dados Gerais. Disponível em: https://www.ans.gov.br/perfil-do-setor/dados-gerais. (Último acesso em 07/05/2021)