Unimed amplia em 11% a oferta de assistência aos brasileiros

Cooperativas médicas asseguraram a seus clientes cobertura de mais de 631 milhões de procedimentos em 2023

O sistema de cooperativas Unimed, líder do setor de saúde suplementar no país, realizou mais de 631 milhões de procedimentos médico-hospitalares em 2023. A oferta de consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência, internações, terapias e sessões com equipe multidisciplinar cresceu 11% na comparação com o ano anterior.

O salto na cobertura reflete o crescimento da carteira de beneficiários, na casa de 2% no último ano, e também o aumento na busca por serviços. O estudo feito pela Unimed do Brasil, confederação que representa o sistema, consolida a produção assistencial de 267 operadoras da marca, com base nos dados enviados à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

"São números que evidenciam nosso compromisso. Trabalhamos para que cada vez mais brasileiros tenham acesso à saúde com qualidade e segurança", afirma o presidente da entidade, Omar Abujamra Junior. A conclusão do relatório coincide com o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. O tema deste ano, escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é "Minha saúde, meu direito"

Atendimento pediátrico na Unimed Vitória
Médica cooperada em atendimento na Unimed Vitória - Acervo/Unimed Vitória

O Sistema Unimed é responsável pelo cuidado de mais de 20 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da população brasileira. "Por sermos o único modelo do setor organizado a partir do trabalho médico, a qualidade assistencial e o foco no paciente estão no centro do nossa atuação", explica o presidente. "Isso baliza nossos investimentos e a presença em 9 de cada 10 cidades brasileiras, contribuindo para interiorizar a medicina de qualidade", completa.

Pela oferta de serviços no último ano, o Sistema Unimed repassou R$ 87 bilhões aos consultórios dos médicos cooperados e aos mais de 30 mil estabelecimentos de saúde que formam sua rede assistencial. O valor é 18% maior que o registrado em 2022. "Tão importante quanto acompanhar o volume de atendimentos prestados", pondera Abujamra, "é assegurar que os beneficiários tenham acesso aos serviços necessários e adequados a seu perfil de saúde, no tempo certo e sem desperdícios".

Para isso, as cooperativas Unimed lideram o investimento do setor em programas para organizar a jornada assistencial, coordenando as diferentes etapas de cuidado. Estão em andamento 411 programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, 30% deles focados no acompanhamento de pacientes crônicos e na saúde de idosos. Além disso, a Unimed mantém 96 iniciativas de Atenção Primária à Saúde em todo o país.

Outro investimento é engajar os clientes na melhoria do estilo de vida. Campanhas e atividades em espaços públicos chegam também às comunidades, como corridas de rua, circuitos esportivos, academias ao ar livre e estações de bicicletas. "Desde 2017, nosso Movimento Mude1Hábito, que aborda a alimentação balanceada, os exercícios físicos e o bem-estar mental, já impactou 19 milhões de pessoas, direta e indiretamente", cita Abujamra.

Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil
Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil - Divulgação

Trabalhamos para que cada vez mais brasileiros tenham acesso à saúde com qualidade e segurança. O Sistema Unimed é responsável pelo cuidado de mais de 20 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da população

Omar Abujamra Junior

presidente da Unimed do Brasil

A experiência acumulada tem rendido reconhecimentos. O Sistema Unimed é destaque, ano após ano, na avaliação oficial da agência reguladora, o IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar). Das 25 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima na avaliação de 2023, 20 são Unimed. Além disso, 234 operações do sistema estão classificadas nas duas melhores faixas de desempenho.

A marca também é destaque em indicadores de qualidade internacionais, como o ranking The World's Best Hospitals 2024, publicado pela revista norte-americana Newsweek. Entre os 115 melhores hospitais do Brasil, 17 são da rede própria de assistência do Sistema Unimed, em sua maioria em cidades do interior. No total, estão em operação 159 Hospitais Unimed, e a previsão é entregar 17 novas unidades nos próximos três anos.

INOVAÇÃO

Os investimentos em tecnologia e inovação compõem as iniciativas para aprimorar a qualidade assistencial e os processos das cooperativas. Segundo mapeamento do Lab Hub Unimed, mais de 130 healthtechs são parceiras do sistema, em frentes como telessaúde, inteligência artificial (IA), internet das coisas, automação e análise de dados.

Na semana passada, o tema reuniu, em São Paulo, mais de mil profissionais de todo o país para atualizações e troca de experiências. Essa foi a quarta edição do Congresso Unimed de Gestão e Inovação em Saúde. Durante o evento foram lançados dois programas nacionais, voltados à aceleração de ideias e à capacitação em IA para as equipes das cooperativas.

"Abordamos como as novas tecnologias transformam a gestão, as práticas assistenciais e a experiência do cliente", afirma Maurício Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil.

Cerri cita aplicações práticas. "Algumas cooperativas utilizam IA integrada a equipamentos médicos, nos hospitais próprios, para monitorar as condições clínicas do paciente. O recurso detecta, por exemplo, sinais de sepse (infecção) e notifica o posto de enfermagem, o que previne o agravamento do quadro. A IA também auxilia o médico na personalização de medicamentos e na detecção de doenças por exames clínicos ou de imagem", afirma.

O foco é sempre melhorar a qualidade dos serviços, com as pessoas no centro da atenção. "Nosso propósito é promover saúde e qualidade de vida nas cidades onde atuamos, considerando também a sustentabilidade. O caminho viável para ampliarmos o direito à saúde no Brasil é tornar mais efetivo todo esse ecossistema de cuidado, e a tecnologia se mostra importante aliada", conclui Abujamra.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha