Unimed investe para ampliar rede de serviços

Aos 56 anos, sistema de cooperativas médicas já entregou 22 hospitais próprios desde 2020; novos projetos incluem mais 17 hospitais, clínicas e centros de terapias especiais

Os serviços de saúde oferecidos no Brasil estão entre os mais avançados do mundo, mas se concentram nos grandes centros urbanos. Dos 545,4 mil médicos em atividade no país, mais da metade (54%) trabalha nas capitais, onde moram 23% da população.

Com uma história que completa 56 anos nesta semana, a Unimed tem potencializado sua presença no interior investindo em sua rede própria. Desde 2020, foram entregues 22 novos hospitais nas diversas regiões do país, salto na oferta de 1.500 novos leitos, resultado de investimentos estimados em R$ 1,5 bilhão. No total, já são 157 hospitais próprios, com mais de 13 mil leitos — estrutura que se soma aos mais de 2.400 hospitais parceiros. Para os próximos três anos devem ser entregues 17 novas unidades em oito estados.

.
Sala de parto da Maternidade Unimed, em Belo Horizonte - Unimed/Divulgação

As 340 cooperativas médicas que formam o Sistema Unimed já cobrem mais de 5.000 municípios, o que representa nove de cada dez cidades do país.

A expansão se dá de forma sustentável, a partir das necessidades da população, o que só é possível em razão do modelo de negócio do Sistema Unimed. São os próprios médicos, conhecedores da realidade sanitária de cada localidade, que formam as cooperativas e montam o leque de serviços a ser oferecido.

"Somos o único modelo de planos de saúde no Brasil que se organiza a partir do cuidado médico, com os nossos cooperados participando ativamente na tomada de decisões do negócio e na definição das políticas assistenciais", afirma Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil.

É assim desde dezembro de 1967, quando foi fundada a primeira cooperativa de médicos na cidade de Santos, no litoral paulista. A experiência foi replicada nos anos seguintes por todas as regiões do país e, em 1975, surgia o Sistema Unimed.

Líder global do cooperativismo no ramo de saúde, educação e assistência social, de acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o Sistema Unimed conta com 118 mil médicos cooperados e mais de 20,5 milhões de clientes nos planos de saúde e odontológicos. Isso equivale a 10% da população e a 39% do mercado de saúde suplementar.

.
Espaço de terapias especiais da Unimed Santos - Unimed/Divulgação

A interiorização do atendimento está entre os principais legados desse modelo, na avaliação de Abujamra Junior. "Como as cooperativas atuam localmente, das maiores às menores cidades, contribuímos para interiorizar a medicina de qualidade, fixando profissionais de saúde, viabilizando as redes de prestadores locais, gerando empregos qualificados e aportando tecnologias."

O Sistema Unimed cresce acima da média do mercado desde meados de 2020, quando o setor iniciou sua retomada. Entre novembro de 2022 e outubro deste ano, a expansão da carteira de beneficiários foi de 2,4%, contra 1,7% do consolidado das outras operadoras, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A cada dia, as cooperativas realizam mais de 1,5 milhão de procedimentos, entre consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência, internações hospitalares, sessões de terapia e cuidados multiprofissionais. O número equivale a um aumento de 19,5% entre 2019 e 2022. Toda essa operação injeta, nos consultórios médicos e na rede assistencial própria e parceira, R$ 74,8 bilhões por ano (dados de 2022).

EXPANSÃO

O Sistema Unimed tem a maior e mais abrangente rede assistencial da saúde suplementar, formada por quase 30,4 mil estabelecimentos credenciados em todo o país e por uma rede de serviços próprios que está em expansão.

Dentre as 17 novas unidades a serem entregues nos próximos três anos está o hospital regional de alta complexidade de Toledo, no oeste do Paraná. Com inauguração prevista para 2026, é resultado de uma parceria entre a Unimed local, a Unimed Federação Paraná e o Biopark – Parque Científico e Tecnológico, que cedeu o terreno de 20 mil metros quadrados para o empreendimento. Ainda neste ano, a cidade também passará a contar com um novo centro de oncologia. Outros cinco hospitais serão entregues no estado (a modernização de um hospital adquirido em Curitiba e novas unidades em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon).

"Esse movimento traz impactos positivos para além dos nossos beneficiários, impulsionando outros setores da economia local", avalia o presidente da Unimed Federação Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria. "A comunidade percebe que crescemos juntos, em simbiose, o que reforça a confiança na Unimed."

.
Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil - Unimed/Divulgação

Presente em 34 municípios mineiros, nos quais atende a uma população de 1,5 milhão de beneficiários, a Unimed-BH iniciou os investimentos em rede própria há mais de 20 anos, seguindo uma estratégia regionalizada. Atualmente, são 14 unidades e, neste ano, a cooperativa deu início às obras de seu quinto hospital. Funcionará na cidade de Contagem, onde estão concentrados cerca de 250 mil clientes.

"Nossa rede de serviços próprios atua de forma integrada à rede credenciada, que conta com um programa de incentivo e reconhecimento da excelência. Esse investimento tem sido fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do nosso negócio", afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.

O Sistema Unimed passa também por um processo de expansão no Nordeste. Recife e Fortaleza receberam novos hospitais de alta complexidade nos últimos dois anos. Hoje estão em andamento os projetos dos complexos hospitalares de João Pessoa, Campina Grande, Maceió e Natal, que serão referência nos respectivos estados.

A tecnologia tem sido outra aliada importante para a expansão do Sistema Unimed, que mantém parcerias com mais de 110 startups em todo o país. As cooperativas adotam desde ferramentas de automação, inteligência artificial e análise de dados para aprimorar a gestão das carteiras, até aplicativos, serviços de telessaúde e dispositivos de internet das coisas, que permitem acompanhamento próximo dos pacientes.

"Estamos sempre atentos ao mercado e às tendências. Investimos em parcerias e projetos de inovação, criamos grupos técnicos para entender os desafios e buscar soluções conjuntas para nossa rede e incentivamos fortemente a capacitação e a atualização profissional", diz Eduardo Ernesto Chinaglia, presidente da Unimed Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo).

São Paulo responde por um terço da rede hospitalar própria do Sistema Unimed. Juntas, as 75 cooperativas paulistas somam 52 hospitais, 47 prontos-atendimentos, 35 unidades de Atenção Primária à Saúde e outros 118 serviços, entre centros de diagnósticos, laboratórios, centros de vacinação, farmácias e óticas.

Nos últimos anos, houve também impulso à abertura de centros de terapias especiais, que acolhem beneficiários com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) e outras condições relacionadas ao neurodesenvolvimento. Atualmente, estão em funcionamento pelo menos 93 serviços próprios da Unimed, com abordagem multidisciplinar e plano terapêutico individualizado, combinando diferentes especialidades e metodologias baseadas em evidências.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha