Pandemia reforça a importância de cuidar da saúde mental

Pesquisa realizada pela Kantar, encomendada pela Weleda, mostra aumento dos casos de ansiedade; medicamentos naturais podem ser aliados

Mulher praticando Yoga

Pandemia reforça a importância de cuidar da saúde mental rawpixel.com / McKinsey

Ansiedade, depressão, insônia… Desde o início da pandemia, o número de pessoas sofrendo com esses sintomas disparou no Brasil e no mundo. Sentimentos de angústia e irritação relatados por mulheres brasileiras subiram de 33% para 71% durante este período, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media com mais de 400 mulheres, a pedido da Weleda, marca suíça referência em medicamentos antroposóficos e cosméticos orgânicos.

Outra pesquisa, global e liderada pela Universidade Estadual de Ohio (EUA), apontou que o Brasil é líder em índices de ansiedade e depressão na pandemia quando comparado a outras dez nações. No caso brasileiro, que teve cerca de 1.500 entrevistados maiores de 18 anos, 63% apresentaram relatos de ansiedade e 59%, de depressão.

“O Brasil já era considerado um dos campeões mundiais de ansiedade e depressão antes da Covid, com quase 10% da população adulta sofrendo de ansiedade. A pandemia piorou esse quadro”, afirma o médico antroposófico José Roberto Lazzarini, consultor médico e de inovação da Weleda.

Ele lista os principais fatores que contribuíram para esse quadro.

Medo - “Todo mundo ficou com medo de pegar a doença, de morrer, de ter algum familiar ou amigo contaminado.”

Incerteza e insegurança - “Em relação ao tempo de duração da pandemia, ao isolamento, à situação econômica.”

Isolamento social - “A pandemia evidenciou a importância dos relacionamentos e do contato social para a saúde mental porque o isolamento afetou a todos, desde crianças até idosos, de diferentes formas.”​

Segundo o médico, o excesso de trabalho, de reuniões virtuais e a alteração na rotina, com muita gente trocando o dia pela noite e fazendo as refeições fora de hora, também prejudicam o organismo e minam a saúde.

EM BUSCA DO EQUILÍBRIO MENTAL

Pela visão antroposófica, filosofia na qual a Weleda é inspirada, a saúde vem do equilíbrio entre o corpo, a mente e a expressão da individualidade de cada um. Também se entende que o ser humano é parte da natureza e sua conexão com ela devolve equilíbrio natural de cada um.

De acordo com Jane Fantin Zarro, head de marketing para América Latina da Weleda, a proposta da antroposofia e da Weleda, tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo: de valorização da natureza e dos produtos naturais, de busca por equilíbrio e saúde integral e do reconhecimento da importância da saúde mental.

“Os produtos da Weleda são feitos a partir de ingredientes naturais e orgânicos, com produção sustentável e a proposta de tratar o ser humano por inteiro”, explica. “A marca une a expertise de 100 anos no mercado com o controle de qualidade e padrão europeu”, completa.

Passiflora fresca, um dos ingredientes do Ansiodoron, medicamento indicado para insônia causada por ansiedade
Passiflora fresca, um dos ingredientes do Ansiodoron, medicamento indicado para insônia causada por ansiedade - Divulgação

Lazzarini destaca que os medicamentos naturais podem ser um grande aliado no combate ao estresse, à ansiedade e à insônia. “Eles têm a vantagem de serem mais tolerados pelo organismo, têm poucos efeitos adversos e não criam dependência.” O especialista também explica ajustes que podem ser feitos no dia a dia para ajudar a reverter a situação, equilibrando o organismo e melhorando a saúde mental.

1 - Pratique atividade física todos os dias. “Sugiro sempre começar com exercícios aeróbicos: caminhar, fazer corrida leve, pedalar, nadar. Pelo menos 150 minutos por semana (cerca de 20 minutos por dia). A atividade física regular aumenta o bem-estar, reduz o estresse e a ansiedade e ajuda a dormir melhor.”

2 - Incorpore alguma atividade artística ou criativa à rotina. Pode ser pintura, desenho, tricô, dança, canto, tocar um instrumento. Vale até cuidar de plantas e se aventurar na cozinha. “A arte e a criatividade são terapêuticas. Na medicina antroposófica, enfatizamos a importância e o benefício desses dois pontos no restabelecimento da saúde e do equilíbrio.”

3 - Comece a meditar. “Prescrevo a meditação para 100% dos meus pacientes, inclusive crianças. É uma das atividades mais eficazes, simples e seguras para promover o equilíbrio e a saúde mental. Diversos estudos científicos comprovam que a meditação diminui a ansiedade, melhora o sono e o humor.”

Existem várias formas de meditar e há diversos aplicativos gratuitos para ajudar quem está começando. Em geral, as práticas duram entre 5 e 20 minutos. “O mais importante é a regularidade: um pouco por dia, todos os dias”, diz Lazzarini.

4 - Procure passar mais tempo próximo à natureza. “O contato com a natureza traz inúmeros benefícios: o ar mais puro, a ausência de poluição sonora e as substâncias emanadas pelas plantas, como os terpenos, presentes nos óleos essenciais, que têm vários efeitos terapêuticos (anti-inflamatório, bactericida, fungicida).”

ALIADOS NATURAIS DA SAÚDE MENTAL

No portfólio da Weleda, que conta com 64 produtos, o carro-chefe são os medicamentos naturais para a saúde mental — Ansiodoron, Stressdoron e Bryophyllum Argento Cultum. “No ano passado, o trio teve um salto nas vendas, com aumento de 50%, impulsionando o crescimento total da empresa da ordem de 20%”, afirma Jane Zarro.

Segundo a head de marketing, as vendas dos produtos para saúde mental continuam aceleradas neste ano. “A expectativa de crescimento da Weleda em 2021 é de 15%. Superior à expectativa do mercado, que deve ficar em torno de 9%.”

Jane destaca um dos dados da pesquisa realizada pela Kantar (veja quadro): passou de 13% para 35% o total de mulheres que declararam estar ansiosas todo o tempo ou na maior parte do tempo depois da pandemia. “A pesquisa mostrou um agravamento da situação: mulheres que sofriam com episódios de ansiedade passaram a se sentir assim durante a maior parte do tempo”, diz.

Por não terem relatos de interação medicamentosa e nem dependência, Jane afirma que os medicamentos naturais são uma alternativa aos de prescrição médica (tarjados), nos casos mais leves, e coadjuvantes no tratamento de insônia, ansiedade e depressão, atuando de forma auxiliar a um tratamento alopático convencional.

Segundo a pesquisa, durante a pandemia, 31% das entrevistadas passaram a combinar produtos naturais com os vendidos sob prescrição médica. “Às vezes a pessoa toma um medicamento tarjado para depressão ou pânico e, eventualmente, recorre a um produto natural para relaxar antes de dormir ou para combater a insônia causada pela ansiedade, como o Ansiodoron.”

Jane afirma que mesmo o produto tarjado não resolve todos os problemas de angústia, ansiedade, insônia, palpitação. “Então os medicamentos naturais complementam o tratamento. Os da Weleda, por exemplo, buscam equilibrar o organismo como um todo, uma vez que partimos do princípio de que as doenças são consequência do desequilíbrio.”

ANSIODORON – Passiflora alata D1 + Valeriana officinalis D1 + Avena sativa D1. USO ORAL – USO ADULTO E PEDIÁTRICO. MS 1.0061.0092. INDICAÇÕES: Indicado no tratamento auxiliar da insônia e ansiedade1. CONTRAINDICAÇÕES: Ansiodoron é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento CONTÉM LACTOSE. ANSIODORON É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Registrado por: Weleda do Brasil Laboratório e Farmácia Ltda – R. Brigadeiro Henrique Fontenelle, 33, São Paulo / SP – CNPJ: 56.992.217/0001-80. Indústria Brasileira. SAC 0800 55 32 66. Referência: 1.Bula do produto. Data de veiculação: 09/2021.

STRESSDORON – Kali phosphoricum D6 + Aurum metallicum D10 + Ferrum sulphuricum D3 + Silicea D3. USO ORAL – USO ADULTO. MS 1.0061.0024. INDICAÇÕES: Indicado no tratamento auxiliar do estresse, contribuindo para a recuperação das atividades de concentração e memória1. CONTRAINDICAÇÕES: Stressdoron é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento CONTÉM LACTOSE. STRESSDORON É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Registrado por: Weleda do Brasil Laboratório e Farmácia Ltda – R. Brigadeiro Henrique Fontenelle, 33, São Paulo / SP – CNPJ: 56.992.217/0001-80. Indústria Brasileira. SAC 0800 55 32 66. Referência: 1.Bula do produto. Data de veiculação: 09/2021.

BRYOPHYLLUM ARGENTO CULTUM – Bryophyllum calycinum argento cultum D2. USO ORAL – USO ADULTO E PEDIÁTRICO. MS 1.0061.0085. INDICAÇÕES: Indicado no tratamento auxiliar dos distúrbios do sono, fraqueza, esgotamento, ansiedade, irritação, angústia, consequências do choque e distúrbios histeriformes1. CONTRAINDICAÇÕES: Bryophyllum Argento cultum é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento CONTÉM ÁLCOOL. BRYOPHYLLUM ARGENTO CULTUM É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Registrado por: Weleda do Brasil Laboratório e Farmácia Ltda – R. Brigadeiro Henrique Fontenelle, 33, São Paulo / SP – CNPJ: 56.992.217/0001-80. Indústria Brasileira. SAC 0800 55 32 66. Referência: 1.Bula do produto. Data de veiculação: 09/2021.