Ansiedade, depressão, insônia… Desde o início da pandemia, o número de pessoas sofrendo com esses sintomas disparou no Brasil e no mundo. Sentimentos de angústia e irritação relatados por mulheres brasileiras subiram de 33% para 71% durante este período, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media com mais de 400 mulheres, a pedido da Weleda, marca suíça referência em medicamentos antroposóficos e cosméticos orgânicos.
Outra pesquisa, global e liderada pela Universidade Estadual de Ohio (EUA), apontou que o Brasil é líder em índices de ansiedade e depressão na pandemia quando comparado a outras dez nações. No caso brasileiro, que teve cerca de 1.500 entrevistados maiores de 18 anos, 63% apresentaram relatos de ansiedade e 59%, de depressão.
“O Brasil já era considerado um dos campeões mundiais de ansiedade e depressão antes da Covid, com quase 10% da população adulta sofrendo de ansiedade. A pandemia piorou esse quadro”, afirma o médico antroposófico José Roberto Lazzarini, consultor médico e de inovação da Weleda.
Ele lista os principais fatores que contribuíram para esse quadro.
Medo - “Todo mundo ficou com medo de pegar a doença, de morrer, de ter algum familiar ou amigo contaminado.”
Incerteza e insegurança - “Em relação ao tempo de duração da pandemia, ao isolamento, à situação econômica.”
Isolamento social - “A pandemia evidenciou a importância dos relacionamentos e do contato social para a saúde mental porque o isolamento afetou a todos, desde crianças até idosos, de diferentes formas.”
Segundo o médico, o excesso de trabalho, de reuniões virtuais e a alteração na rotina, com muita gente trocando o dia pela noite e fazendo as refeições fora de hora, também prejudicam o organismo e minam a saúde.
EM BUSCA DO EQUILÍBRIO MENTAL
Pela visão antroposófica, filosofia na qual a Weleda é inspirada, a saúde vem do equilíbrio entre o corpo, a mente e a expressão da individualidade de cada um. Também se entende que o ser humano é parte da natureza e sua conexão com ela devolve equilíbrio natural de cada um.
De acordo com Jane Fantin Zarro, head de marketing para América Latina da Weleda, a proposta da antroposofia e da Weleda, tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo: de valorização da natureza e dos produtos naturais, de busca por equilíbrio e saúde integral e do reconhecimento da importância da saúde mental.
“Os produtos da Weleda são feitos a partir de ingredientes naturais e orgânicos, com produção sustentável e a proposta de tratar o ser humano por inteiro”, explica. “A marca une a expertise de 100 anos no mercado com o controle de qualidade e padrão europeu”, completa.
Lazzarini destaca que os medicamentos naturais podem ser um grande aliado no combate ao estresse, à ansiedade e à insônia. “Eles têm a vantagem de serem mais tolerados pelo organismo, têm poucos efeitos adversos e não criam dependência.” O especialista também explica ajustes que podem ser feitos no dia a dia para ajudar a reverter a situação, equilibrando o organismo e melhorando a saúde mental.
1 - Pratique atividade física todos os dias. “Sugiro sempre começar com exercícios aeróbicos: caminhar, fazer corrida leve, pedalar, nadar. Pelo menos 150 minutos por semana (cerca de 20 minutos por dia). A atividade física regular aumenta o bem-estar, reduz o estresse e a ansiedade e ajuda a dormir melhor.”
2 - Incorpore alguma atividade artística ou criativa à rotina. Pode ser pintura, desenho, tricô, dança, canto, tocar um instrumento. Vale até cuidar de plantas e se aventurar na cozinha. “A arte e a criatividade são terapêuticas. Na medicina antroposófica, enfatizamos a importância e o benefício desses dois pontos no restabelecimento da saúde e do equilíbrio.”
3 - Comece a meditar. “Prescrevo a meditação para 100% dos meus pacientes, inclusive crianças. É uma das atividades mais eficazes, simples e seguras para promover o equilíbrio e a saúde mental. Diversos estudos científicos comprovam que a meditação diminui a ansiedade, melhora o sono e o humor.”
Existem várias formas de meditar e há diversos aplicativos gratuitos para ajudar quem está começando. Em geral, as práticas duram entre 5 e 20 minutos. “O mais importante é a regularidade: um pouco por dia, todos os dias”, diz Lazzarini.
4 - Procure passar mais tempo próximo à natureza. “O contato com a natureza traz inúmeros benefícios: o ar mais puro, a ausência de poluição sonora e as substâncias emanadas pelas plantas, como os terpenos, presentes nos óleos essenciais, que têm vários efeitos terapêuticos (anti-inflamatório, bactericida, fungicida).”
ALIADOS NATURAIS DA SAÚDE MENTAL
No portfólio da Weleda, que conta com 64 produtos, o carro-chefe são os medicamentos naturais para a saúde mental — Ansiodoron, Stressdoron e Bryophyllum Argento Cultum. “No ano passado, o trio teve um salto nas vendas, com aumento de 50%, impulsionando o crescimento total da empresa da ordem de 20%”, afirma Jane Zarro.
Segundo a head de marketing, as vendas dos produtos para saúde mental continuam aceleradas neste ano. “A expectativa de crescimento da Weleda em 2021 é de 15%. Superior à expectativa do mercado, que deve ficar em torno de 9%.”
Jane destaca um dos dados da pesquisa realizada pela Kantar (veja quadro): passou de 13% para 35% o total de mulheres que declararam estar ansiosas todo o tempo ou na maior parte do tempo depois da pandemia. “A pesquisa mostrou um agravamento da situação: mulheres que sofriam com episódios de ansiedade passaram a se sentir assim durante a maior parte do tempo”, diz.
Por não terem relatos de interação medicamentosa e nem dependência, Jane afirma que os medicamentos naturais são uma alternativa aos de prescrição médica (tarjados), nos casos mais leves, e coadjuvantes no tratamento de insônia, ansiedade e depressão, atuando de forma auxiliar a um tratamento alopático convencional.
Segundo a pesquisa, durante a pandemia, 31% das entrevistadas passaram a combinar produtos naturais com os vendidos sob prescrição médica. “Às vezes a pessoa toma um medicamento tarjado para depressão ou pânico e, eventualmente, recorre a um produto natural para relaxar antes de dormir ou para combater a insônia causada pela ansiedade, como o Ansiodoron.”
Jane afirma que mesmo o produto tarjado não resolve todos os problemas de angústia, ansiedade, insônia, palpitação. “Então os medicamentos naturais complementam o tratamento. Os da Weleda, por exemplo, buscam equilibrar o organismo como um todo, uma vez que partimos do princípio de que as doenças são consequência do desequilíbrio.”
ANSIODORON – Passiflora alata D1 + Valeriana officinalis D1 + Avena sativa D1. USO ORAL – USO ADULTO E PEDIÁTRICO. MS 1.0061.0092. INDICAÇÕES: Indicado no tratamento auxiliar da insônia e ansiedade1. CONTRAINDICAÇÕES: Ansiodoron é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento CONTÉM LACTOSE. ANSIODORON É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Registrado por: Weleda do Brasil Laboratório e Farmácia Ltda – R. Brigadeiro Henrique Fontenelle, 33, São Paulo / SP – CNPJ: 56.992.217/0001-80. Indústria Brasileira. SAC 0800 55 32 66. Referência: 1.Bula do produto. Data de veiculação: 09/2021.
STRESSDORON – Kali phosphoricum D6 + Aurum metallicum D10 + Ferrum sulphuricum D3 + Silicea D3. USO ORAL – USO ADULTO. MS 1.0061.0024. INDICAÇÕES: Indicado no tratamento auxiliar do estresse, contribuindo para a recuperação das atividades de concentração e memória1. CONTRAINDICAÇÕES: Stressdoron é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento CONTÉM LACTOSE. STRESSDORON É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Registrado por: Weleda do Brasil Laboratório e Farmácia Ltda – R. Brigadeiro Henrique Fontenelle, 33, São Paulo / SP – CNPJ: 56.992.217/0001-80. Indústria Brasileira. SAC 0800 55 32 66. Referência: 1.Bula do produto. Data de veiculação: 09/2021.
BRYOPHYLLUM ARGENTO CULTUM – Bryophyllum calycinum argento cultum D2. USO ORAL – USO ADULTO E PEDIÁTRICO. MS 1.0061.0085. INDICAÇÕES: Indicado no tratamento auxiliar dos distúrbios do sono, fraqueza, esgotamento, ansiedade, irritação, angústia, consequências do choque e distúrbios histeriformes1. CONTRAINDICAÇÕES: Bryophyllum Argento cultum é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento CONTÉM ÁLCOOL. BRYOPHYLLUM ARGENTO CULTUM É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Registrado por: Weleda do Brasil Laboratório e Farmácia Ltda – R. Brigadeiro Henrique Fontenelle, 33, São Paulo / SP – CNPJ: 56.992.217/0001-80. Indústria Brasileira. SAC 0800 55 32 66. Referência: 1.Bula do produto. Data de veiculação: 09/2021.