EDUCAR PARA O NOVO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pretende alterar o rumo da educação no Brasil, promovendo significativas transformações na comunidade escolar. Aprovado no fim de 2017, o documento define um conjunto de aprendizagens e conteúdos essenciais e indispensáveis ao longo das etapas da educação infantil e da fundamental. Eles deverão ser contemplados nos currículos de todas as escolas do país até 2020. O texto referente ao ensino médio ainda está em discussão.

O objetivo dessa base é promover equidade no ensino e diminuir desigualdades educacionais. Com a implementação da BNCC, todas as instituições das redes pública e privada terão uma referência para a elaboração de suas propostas pedagógicas, assegurando os mesmos parâmetros mínimos de aprendizagem a todos os alunos.

Especialistas em educação alertam que gestores e professores precisam desde já estudar o documento e iniciar o processo de adaptação em suas escolas. A BNCC propõe um novo olhar sobre os alunos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais para o enfrentamento das questões do século 21. Rever currículos e metodologias, adequar materiais didáticos e investir na formação de educadores e na tecnologia -eis alguns dos grandes desafios a serem superados para que a base transforme, de fato, a educação do país.