Projetos premiados trabalham principalmente a relação tributos e cidadania

A sétima edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal teve sete vencedores, com os mais variados sotaques, sendo três na categoria escolas, duas instituições e dois na categoria profissionais de imprensa. Ao todo foram entregues R$ 48 mil em premiação.

Escola da Paraíba é a primeira colocada

O primeiro lugar na categoria escola foi para a Escola Estadual Ensino Fundamental Dom Moisés Coelho, em Cajazeiras, na Paraíba, com o projeto "Educação Fiscal - uma Jogada de Cidadania". O projeto trabalhou a importância da conscientização dos estudantes sobre a função socioeconômica do tributo, visando despertar a consciência do aluno para acompanhar a aplicação dos recursos públicos, e atendeu diretamente mais de 1.000 estudantes.

"Nós conseguimos inserir a educação fiscal no currículo escolar. Trabalhamos esse tema de forma lúdica em diversas matérias e envolvemos não apenas os estudantes, mas também seus familiares em diversas palestras. Acho que conseguimos levar a prática da cidadania para dentro da escola", conta o professor José de Ribamar Bringel Filho.

O segundo projeto premiado foi "Educação Fiscal - Educando para a Cidadania", do Instituto Estadual de Educação Salgado Filho, realizado em São Francisco de Assis (RS), que estimulou o cidadão a compreender o seu dever de contribuinte, e a importância do controle da sociedade sobre o gasto público, por meio de uma participação mais consciente e atuante.

Já o terceiro lugar ficou com a Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, de Curvel (MG), com o projeto "Conscientização Fiscal - um Caminho Legal para a Cidadania". A iniciativa mostrou a importância da educação fiscal como instrumento de estímulo à cidadania.

Prefeitura de Liberato Salzano é premiada na categoria Instituições

Na categoria instituições o primeiro lugar ficou com a Prefeitura Municipal de Liberato Salzano (RS) com o "1º Concurso de oratória com o tema ser melhor através do exercício da cidadania". O projeto teve palestras sobre educação fiscal e cidadania, sobre o programa nota fiscal gaúcha e sobre a importância da comunicação, como ferramenta de sucesso.

"Começamos esse projeto em agosto e vamos continuar no ano que vem. Já atingimos mais de 300 alunos e já é possível ver a mudança no comportamento deles, pois estão mais interessados no tema e mais atuantes. Estamos ensinando aos alunos o que é a cidadania na prática" afirma a coordenadora do projeto, Simone Seghetto.

O segundo lugar na categoria instituições foi para a Controladoria Geral do Município de São Lourenço da Mata (PE), com o projeto Controlador mirim, que busca a capacitação dos jovens, incentivando-os e demonstrando a importância de sua participação para uma sociedade melhor.

Jornalista do Ceará vence a categoria Profissionais de imprensa

A vencedora na categoria profissionais de imprensa foi a jornalista Irna Cavalcante, do Jornal do Povo, de Fortaleza (CE), com a série de reportagens "Dinheiro sob controle". As matérias da série foram publicadas pelo jornal, no período de 13 a 17 de setembro de 2018. Elas tratavam da importância da cultura de educação financeira e fiscal.

"Descobri que há muitas iniciativas sobre esse tema, envolvendo crianças, em diversas escolas. E não é apenas nos grandes centros urbanos, mas também no interior. Penso que esse é o caminho para se criar uma cultura sobre educação fiscal. Além disso, informar o que está sendo feito é fundamental, pois faz com que mais pessoas se interessem pelo assunto. Afinal, se o cidadão não sabe sobre o tema, nem se interessa", disse Irna.

O segundo lugar nessa categoria foi para o jornalista Rodrigo Resende, da Rádio Senado, com uma série de quatro reportagens sobre os 30 anos da Constituição, com as opiniões de ex-constituintes, economistas e consultores sobre o orçamento na lei de 1988. As reportagens foram produzidas em parceria entre as rádios Senado e Câmara.