San Pedro Valley está na contramão da crise econômica do país

Eros Viggiano, 42, integra a atual rodada do programa mineiro

As empresas do San Pedro Valley -como é conhecido o ecossistema de start-ups em Belo Horizonte- geram 800 empregos, pretendem contratar mais de 220 pessoas até o fim do ano e exibem crescimento anual entre 30% e 60%.

Como as primeiras start-ups se concentraram no bairro São Pedro, na zona sul de BH, o nome de San Pedro Valley surgiu como brincadeira, numa alusão ao Silicon Valley (Vale do Silício, nos EUA), onde despontaram a Apple, o Facebook e o Google.

Minas Gerais já tem o segundo maior ecossistema do país, com mais de 400 empresas. O San Pedro Valley tem visibilidade internacional e grande peso para o ecossistema mineiro, sendo referência para as empresas de base tecnológica do país e representando a maturidade do mercado empreendedor do estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Além do San Pedro Valley, Minas se destaca por outros pontos de concentração de empresas tecnológicas em cidades como Santa Rita do Sapucaí, no sul do estado, e Viçosa, na Zona da Mata.

Uma das expoentes do San Pedro Valley, a Méliuz projeta fechar o ano com uma arrecadação de R$ 1 bilhão para suas parceiras de comércio eletrônico, como Lojas Americanas, Netshoes, Submarino e Walmart, entre outras.

A empresa de cupom de desconto e cartões com percentual das compras revertidos em crédito na fatura ("cash back") tem parceria com 2.000 lojas, mas não revela o percentual que lhe cabe no negócio.

"Não estamos no mercado para vender empresa. Estamos construindo algo sólido para comprar outras empresas. Queremos estar num patamar alto daqui a dez anos", disse Israel Salmen, CEO do Méliuz.

O patamar no qual a Méliuz se encontra pode ser considerado respeitável, ainda mais para uma empresa surgida há apenas cinco anos. Ao lado de marcas como Samba Tech, Sympla, Hotmar, AppProva, Rock Content, Hekina, Dito e Take.net, a Méliuz integra a nata de um ecossistema de start-ups belorizontino que faturou R$ 140 milhões no ano passado, segundo pesquisa da própria Take.net.