Agropecuária de MG alavanca exportações

Linha de montagem da fábrica da Nestlé, em Montes Claros
Linha de montagem da fábrica da Nestlé, em Montes Claros

Café é responsável por 43% das vendas internacionais

A agropecuária é um dos itens mais importantes no balanço de exportações de Minas Gerais. No acumulado de janeiro a junho, o saldo da balança comercial atingiu US$ 6,7 bilhões. O saldo comercial do agronegócio foi de US$ 3,5 bilhões no período. Quase metade do saldo de exportações vem do agronegócio, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em volume, o estado vem exportando mais produtos do agronegócio. Em valores, entretanto, houve uma queda de 4,8% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2015. Isso ocorreu como reflexo da queda dos preços médios no mercado internacional, que trouxe para o estado uma receita menor.

O café é o principal item da pauta de exportação do agronegócio mineiro, com 43% de participação. Em seguida vem a soja (20,1%) e as carnes (11,7%).

Criada em 2004, a Exportaminas é a única agência de promoção de comércio internacional de um governo de estado do país. A agência oferece atendimento gratuito e personalizado para empresas que desejam atuar no mercado internacional.

Somente no primeiro semestre de 2016, as orientações da Exportaminas atenderam 130 empreendedores mineiros. Executora do Plano Nacional da Cultura Exportadora, do governo federal, a unidade realiza e articula a execução de cursos, consultorias e oficinas sobre inserção comercial internacional para empresários mineiros. Por meio do plano, a Exportaminas também incentiva a participação em feiras, eventos internacionais e rodada de negócios em todo mundo.

CÁPSULAS

Minas Gerais passará a exportar cápsulas de café para outros mercados. O estado já é o maior produtor de café do país. A venda para o mercado externo só será possível porque Montes Claros terá duas fábricas de café em cápsula.

A primeira, da Nestlé, está em operação desde dezembro. A fábrica da Três Corações será inaugurada em 2017.

Segundo a Nestlé, a fábrica de Montes Claros atende hoje todo o mercado interno. A partir de 2017, ela deve passar a exportar para os países do Mercosul. É a primeira unidade da Nestlé fora da Europa com tecnologia para a fabricação de cápsulas.

Hoje, as cápsulas da Três Corações utilizam matéria-prima brasileira, mas são encapsuladas na Itália. "É uma logística muito sofrida", afirma Pedro Lima, presidente do Grupo Três Corações.

Segundo ele, a fábrica de Montes Claros entrará em atividade com 80% da produção ocupada. O plano é entrar na América do Sul ainda em 2017.

cápsulas