Turismo de Portugal cresce, gera emprego e se torna força econômica

Nacional 2, estrada de 738 km, cruza todo o país e está sendo chamada de Rota 66 portuguesa

"Turismo é uma ciência. E está mudando estruturalmente Portugal. E isso não tem volta."

As palavras de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado de Turismo de Portugal (o equivalente no Brasil ao cargo de ministro), mostra que não foi à toa que Portugal foi re-eleito em 2018 como o melhor destino turístico do mundo pelo World's Leading Destination, considerado o Oscar mundial do turismo.

O país já havia conquistado esse título em 2017.

A ministra deu a declaração na palestra "Turismo, fator de crescimento econômico", a primeira da segunda edição do evento Portugal 360.

Realizado pelo segundo ano consecutivo na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o evento abordou vários aspectos da cultura, do turismo e da economia do país luso. Música, gastronomia, enologia, turismo, inovação e startups são alguns dos temas que estão na programação do Portugal 360.

"O que fizemos foi traçar estratégias de médio e longo prazos, com objetivos bem definidos e constantemente monitorados. Há anos vínhamos tendo bons resultados no setor de turismo, mas mesmo assim é preciso sempre ter metas claras", explica a ministra.

Emiliano Capozoli/Estúdio Folha/.
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado de Turismo de Portugal
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado de Turismo de Portugal

O turismo em Portugal vem mesmo crescendo de forma vertiginosa e, principalmente, de uma maneira "constante", ressalta ela.

O país já vinha atraindo mais turistas havia anos, mas o setor sofria com a sazonalidade e a concentração regional. Agora, com os planos de longo prazo do governo, o turismo tem se mostrado bem mais estável e mais distribuído por todo o país.

O setor, que percentualmente tem crescido mais de dois dígitos por ano, representa hoje 13,7% do PIB português.

E, de três anos para cá, de cada três postos de trabalho criados em Portugal, um está no setor de turismo. E são postos permanentes, não provisórios, como eram há algum tempo.

Um dos exemplos citados pela ministra e que alavancou esse crescimento consistente é a Nacional 2, uma estrada de 738 km que cruza todo o país, de norte a sul, atravessando 32 municípios em regiões tão distintas entre si como o vale do rio Douro, o Alentejo e as praias do Algarve.

A estrada que margeia o litoral já era bem conhecida, mas a N2 cruza o país pelo interior.

"Há três anos, quase ninguém tinha ouvido falar da estrada", diz a ministra.

Como uma das metas de médio prazo, o governo fez investimentos e um grande trabalho de divulgação da rodovia, incluindo a visita de jornalistas dos EUA.

Hoje, a N2 é conhecida como a "Route 66 portuguesa" (icônica estrada que corta os Estados Unidos) e foi escolhida pela rede ABC News, dos EUA, como um dos destinos do mundo a não perder em 2019.

Apenas como termo de comparação, Portugal investe cerca de R$ 200 milhões anuais em divulgação turística no exterior. O Brasil investe R$ 9 milhões.