Portugal tem série de eventos para celebrar 500 anos da circum-navegação da Terra por Fernão de Magalhães

Emiliano Capozoli/Estúdio Folha
Portugal 360
Portugal 360

Em setembro de 1519, com uma esquadra de cinco navios e mais de 200 homens, o navegador português Fernão de Magalhães partiu da costa da Andaluzia (Espanha) para aquela que seria a primeira viagem de circum-navegação da Terra.

Magalhães morreu em combate nas Filipinas, em 1521, mas parte da esquadra completou a primeira volta ao globo ao aportar em 1522 no mesmo porto de onde partira.

Agora, 500 anos depois, o governo português realiza um vasto programa em diferentes áreas para celebrar o feito: da cultura à ciência, do ensino à pesquisa e também na área do turismo. As celebrações se estenderão até 2021.

A esquadra do navegador aportou no Rio de Janeiro em 13 de dezembro de 1519, e a cidade também tem agenda de celebração para a data.

Do lado português, o primeiro evento, que marcará o início das comemorações, é o Global Exploration Summit (Glex), que vai levar a Lisboa, nos dias 3, 4 e 5 de julho, a elite mundial da exploração científica.

"É um programa vastíssimo, do qual participarão a maioria dos países por onde o navegador passou, como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile...", diz Lídia Monteiro, diretora de Marketing do Turismo de Portugal, que esteve no Brasil para participar da segunda edição do evento Portugal 360, realizado entre 5 e 9 de junho, no Rio de Janeiro.

Ela conta que o programa das comemorações vai também envolver toda a rede de universidades magalhânicas espalhadas pelo mundo e várias iniciativas específicas realizadas pelas cidades magalhânicas.

Quanto ao Glex, é organizado pelo The Explorers Club, uma ONG com assento na ONU e que é a mais antiga sociedade de exploração científica do mundo.

A organização faz pesquisas avançadas de campo e promove a exploração como valor essencial aos avanços do conhecimento em disciplinas tão diversas como arqueologia, geologia, oceanografia, zoologia e neurociência, entre outras.

Durante o encontro, os participantes produzirão um documento que vai orientar o futuro da exploração científica e da preservação ambiental em todo o planeta.

Entre esses participantes estarão o navegador e cineasta Fabien Cousteau, neto de Jacques Cousteau, e o médico e balonista suíço Bertrand Piccard, que participou do projeto Solar Impulse, uma volta ao mundo em um avião movido a energia solar.

Ainda como parte das comemorações, os navios Sagres, de Portugal, e Juan Sebastião Elcano, da Espanha, vão refazer entre 2020 e 2021 todo o percurso percorrido pela esquadra de Magalhães há 500 anos.