Americanas se consolida como referência do varejo na Páscoa

Companhia está preparada para oferecer 13 milhões de itens sazonais aos consumidores, tanto nas lojas físicas como nas compras online; ação gera 6.000 empregos temporários

Americanas é referência na venda de ovos de Páscoa no Brasil. Faltando poucos dias para o 31 de março, quando a data é celebrada mundialmente, a marca já está no topo das buscas orgânicas por termos relacionados ao evento, tais como "ovo de Páscoa" e "barra de chocolate", no maior mecanismo de busca da internet. E isso não se dá por acaso, já que a companhia se prepara com quase um ano de antecedência para atender a milhões de famílias brasileiras, tanto nas lojas físicas quanto no seu site e app.

O evento é o mais importante para a Americanas no primeiro semestre. Neste ano, a Americanas disponibiliza mais de 13 milhões de itens relacionados à Páscoa em suas lojas físicas, site e aplicativo. Entre eles, estão ovos, coelhos de chocolate e bolos pascais, por exemplo.

"Para viabilizar essa operação gigantesca, iniciamos nosso planejamento para o maior evento do semestre com um ano de antecedência", afirma Osmair Luminatti, vice-presidente comercial e de operações da Americanas. A estratégia, ele detalha, começa com negociações com a indústria. "É preciso garantir que as lojas tenham volume e disponibilidade de produtos adequados para o perfil de consumo de cada região. Nossa ideia é oferecer o chocolate ideal para todos os gostos", afirma. "Para dar conta do recado, contratamos 6.000 colaboradores temporários para os centros por de distribuição e lojas físicas."

É UM ESPÍRITO DE PÁSCOA QUE SÓ A AMERICANAS TEM

Para este ano, a Americanas oferece mais de 420 tipos de produtos para atender os mais diversos consumidores. "Além dos ovos de grandes marcas do Brasil e do mundo, também temos opções exclusivas da D’elicce, que é a marca da Americanas", declara Osmair. Entre as opções, há ovos de diversos personagens, como LOL, Hello Kitty, Sonic, Naruto e Patrulha Canina. Também há opções para quem tem restrições ao açúcar ou à lactose. E, para quem busca algo além do ovo de Páscoa, há coelhos de pelúcia, barras de chocolate, caixas de bombom, colomba pascal e outras guloseimas.

O VAREJO NA PÁSCOA

Dados dos varejistas justificam a megaoperação da Americanas. A estimativa da Associação Paulista dos Supermercados (APAS) é de aumento de 4,5% na venda de ovos de Páscoa neste ano. Em 2023, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), foram produzidas 10,8 mil toneladas de ovos e itens de Páscoa. Durante todo o ano, ainda de acordo com a entidade, a produção nacional foi de 805 mil toneladas de chocolate, e o consumo per capita foi de 3,9 quilos do produto.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha