Americanas e Gerando Falcões fecham parceria para empoderar as mulheres

Programa ASMARA arrecada roupas, sapatos e acessórios para serem vendidos por mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica

A moda é circular, democrática e tem o poder de transformar vidas. Esse é o mote da parceria que a Americanas firmou com a Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua como uma rede de ONGs, para apoiar o programa ASMARA, que empodera mais de 2.000 mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica em 32 favelas de São Paulo. Atuam neste projeto 52 ONGs.

A iniciativa funciona como um sistema de venda direta de roupas, sapatos e acessórios recebidos por doação para promover geração de renda para essas mulheres, chamadas de as "Maras", e ainda investir parte do lucro das vendas na transformação das comunidades em que vivem. O objetivo da parceria com a Americanas, primeira varejista a participar do programa, é turbinar a arrecadação de itens, aumentando a rede de negócios das comunidades e fomentando a economia circular.

Para que isso aconteça, a Americanas disponibilizou cestos de coleta de doações na loja do bairro Ipiranga e nas unidades localizadas nos shoppings Iguatemi e Ibirapuera, todas em São Paulo. A ideia é expandir os pontos de coleta, no curto e médio prazos, para contribuir ainda mais com a meta da ONG de, ainda neste ano, arrecadar mais de 3 milhões de itens e impactar positivamente a vida de 15 mil mulheres que buscam gerar sua própria renda.

.
Cesta de arrecadação de produtos instalada na Americanas, primeira companhia varejista a participar do programa - Americanas/Divulgação

Como a Americanas atua em mais de 800 cidades brasileiras, Edu Lyra, CEO e fundador da ONG Gerando Falcões, acredita que conectar a ASMARA com a Americanas seja uma forma de ganhar escala nacional e vantagem competitiva. "O programa é uma força de venda direta em famílias de mulheres que foram abandonadas com seus filhos e que sentiram o efeito da pobreza da forma mais cruel", diz ele. "Além de facilitar a doação pelos nossos apoiadores, a parceria reduz os custos com a logística, beneficiando ainda mais o programa", destaca.

“Eu não conseguia trabalhar porque virei mãe muito cedo e, com três filhos para criar sozinha, precisava da ajuda de familiares. Esse programa veio para me fortalecer e trazer essa rede de apoio que tanto precisava

CARLIENE DA SILVA FERREIRA

beneficiada pelo programa ASMARA

Para a Americanas, o intuito é promover a equidade de gênero por meio do empoderamento de mulheres, que representam a maioria dos chefes de família das favelas e das comunidades mais vulneráveis do país. "A parceria une a tradição da marca Americanas, com toda a sua capilaridade e estrutura de lojas, à experiência da Gerando Falcões em ações de alto impacto social", afirma Leslie Foresta, diretora de Sustentabilidade da Americanas. O programa ASMARA faz parte de uma série de iniciativas da Gerando Falcões de, por meio de iniciativas transformadoras, gerar resultados de longo prazo.

.
Americanas/Divulgação

CIRCULARIDADE

Mais de 500 mil peças de vestuário já contribuíram para a geração de renda dessas mulheres desde o final de 2023, quando foi criado o ASMARA. Mensalmente, cada participante recebe uma sacola com 80 itens de roupas e sapatos de diversas marcas para vender por preços 70% mais baixos do que os praticados no mercado tradicional. São realizadas cerca de 200 vendas por dia e a expectativa é ampliar em 50% esse número a longo prazo.

Uma das "Maras" empoderadas pelo programa é Carliene da Silva Ferreira, que entrou no projeto em novembro de 2023 e hoje, além de liderar uma equipe de 15 mulheres na Favela dos Sonhos, em São Paulo, tem renda mensal entre R$ 900 e R$ 1.300. "Eu não conseguia trabalhar porque virei mãe muito cedo e, com três filhos para criar sozinha, precisava da ajuda de familiares", complementa.

Hoje, ela não depende mais disso. "Vendo porta a porta, pelo WhatsApp, Instagram ou Facebook", afirma. E é com essa renda que agora ela sustenta sua família e reforma a casa. "Tudo que sou hoje é pelos meus filhos", diz Carliene, que até voltou a estudar. "Esse programa veio para me fortalecer e trazer essa rede de apoio que tanto precisava", afirma.

Em até 5 anos, a meta do ASMARA é retirar 500 mil mulheres da situação de vulnerabilidade social de forma permanente.

A parceria reforça o compromisso da Americanas com a igualdade de gênero e a redução das desigualdades no país a partir da formação profissional e de um mundo mais inclusivo, temas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 5 e 10, respectivamente, da Agenda 2030 da ONU. Com quase cem anos de atuação no Brasil, a companhia prioriza ações de geração de emprego e renda para milhares de brasileiros. A Americanas ainda integra a coalizão MOVER – Movimento Pela Equidade Racial - e é reconhecida com o Selo Sim à Igualdade Racial do ID_BR.

Doações podem ser feitas em lojas ou por agendamento

O programa ASMARA aceita doações de roupas, sapatos, acessórios de todos os tipos e tamanhos desde que estejam em bom estado de conservação.

Para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade, basta ir a uma das três lojas da rede Americanas que já fazem parte do programa (veja endereços no quadro nesta página) e colocar sua doação na caixa da ASMARA.

Quem não puder ir até uma loja, pode agendar a retirada da doação (se estiver na capital paulista ou na região metropolitana de SP) ou ligar (11) 3426-9800 para obter um código de postagem para as peças, sem custo.

Para saber mais sobre o programa, acesse: ASMARA | Doação de Roupas em Bom Estado na Americanas

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha