"Tenho uma relação muito próxima com a ArcelorMittal"

Maria Mazarelo é técnica de enfermagem que trabalha há 46 anos no Hospital Margarida, construído pela ArcelorMittal

Eu nasci em Rio Doce, uma cidadezinha pequena de uns 2.500 habitantes. Foi o meu irmão que me incentivou a vir a João Monlevade, para estudar na escola de enfermagem do Hospital Margarida, que havia sido construído pela AcelorMittal. O curso era gratuito, a gente recebia alimentação e tudo mais, e meu irmão me ajudava a pagar a hospedagem.

O curso tinha uma parte teórica e prática. Quando eu vi o berçário pela primeira vez, decidi que iria trabalhar lá e, assim que me formei, fui direto cuidar das crianças: fiquei 35 anos como supervisora no berçário, que hoje a gente chama de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal.

Ajudei a cuidar de muitas crianças. Eu brinco dizendo que estou na terceira geração porque a criança que olhei lá atrás, hoje é avó do menino que também ajudei a cuidar. E muitos dos meninos e meninas que cuidei hoje trabalham aqui no hospital e na ArcelorMittal. Muitos, inclusive, ocupam cargos importantes na empresa.

Técnica de enfermagem Maria Mazarelo
Técnica de enfermagem Maria Mazarelo - Marcus Desimoni / NITRO Imagens

Eu tenho uma relação muito próxima com a ArcelorMittal. Foi graças ao meu emprego que consegui trazer toda a minha família pra cá. Primeiro vieram minhas irmãs, minha mãe. Tenho seis irmãos e todos se formaram.

A ArcelorMittal construiu o hospital e o entregou para a cidade. Hoje, ele é administrado pela Associação São Vicente de Paulo de João Monlevade. Mas, toda a vez que a gente precisa de ajuda, batemos lá. Eles fazem doações constantes, já pedi geladeira aqui pro hospital.

Estou com 67 anos, sendo 47 aqui no hospital. Eu me aposentei, mas continuo por aqui e agora me dedico a ajudar as mães que têm dificuldade para amamentar. Com isso, continuo indo o tempo todo para o berçário. Tenho o maior orgulho de falar que a menina que me substituiu lá, a Rita de Cássia, foi uma das minhas pacientes. Ela nasceu com 900 gramas, eu dava leite pra ela em um conta-gotas… Eu tenho uma enorme gratidão pela nossa amizade.

Maria Mazarelo é técnica de enfermagem que trabalha há 46 anos no Hospital Margarida, construído pela ArcelorMittal.
Maria Mazarelo trabalha há 47 anos no Hospital Margarida. - Divulgação

Eu não consigo ficar longe daqui, não sei como vai ser quando eu tiver de sair. Mas eu continuo porque ainda dou conta do recado.

Maria Mazarelo é técnica de enfermagem que trabalha há 47 anos no Hospital Margarida, construído pela ArcelorMittal.