Como a ArcelorMittal torna a construção civil mais sustentável

Uma das maiores siderúrgicas do mundo, empresa lança produtos ecoeficientes e de alta resistência e lidera iniciativas para a redução das emissões de CO2 na indústria do aço

Laminação da Usina na cidade de Barra Mansa

Laminação da Usina na cidade de Barra Mansa NITRO Historias Visuais

Como estimular práticas mais sustentáveis na construção civil? A resposta passa por investimentos em tecnologia e inovação e por práticas como a industrialização nos canteiros de obra. É o que já está fazendo a ArcelorMittal, uma das maiores siderúrgicas do mundo, ao investir em soluções e produtos inovadores e ecoeficientes para promover o avanço da sustentabilidade na indústria da construção civil.

Líder no Brasil na produção de aços, a ArcelorMittal tem se destacado globalmente e no país por adotar, de forma pioneira, iniciativas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e ações para impulsionar a construção civil rumo a um futuro com menos impacto ambiental.

A empresa trabalha para desenvolver produtos em aço mais eficientes e resistentes, lançar serviços e soluções de construção que geram ganhos financeiros e ambientais para os clientes e apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para o uso de novos materiais e técnicas construtivas.

"O setor de construção tem necessidades específicas e precisa de produtos que causem impacto positivo em termos econômicos e ambientais, com iniciativas de vanguarda para beneficiar não só as empresas, mas a sociedade como um todo", afirma Antonio Paulo Pereira Filho, gerente de inovação e desenvolvimento de produtos - construção civil da ArcelorMittal.

Um exemplo de produto inovador é o vergalhão ecoeficiente ArcelorMittal 50 S XCarb, desenvolvido no Brasil e lançado em 2022. Produzido com 100% de matéria-prima metálica reciclada (sucata) e 100% de energia renovável, o vergalhão reduz em 64% as emissões de gases do efeito estufa, se comparado com o vergalhão padrão. O produto ajuda as construtoras a obter certificações ambientais e benefícios ligados à descarbonização.

Com o aumento da preocupação com o impacto das obras ao meio ambiente, o vergalhão 50 S XCarb tem se mostrado uma alternativa para construtoras que buscam aliar desempenho estrutural com responsabilidade ambiental.

É o caso da Tegra Incorporadora, a primeira do país a utilizar o vergalhão ecoeficiente da ArcelorMittal. O empreendimento é o Ária Higienópolis, em São Paulo, um edifício que terá 27 andares e demandará cerca de 740 toneladas de aço. Outros três edifícios da incorporadora também devem usar o vergalhão de aço fabricado com baixa emissão de carbono.

Menos material na obra

Uma outra frente de atuação da ArcelorMittal envolve a desmaterialização da construção civil. Isso significa, na prática, criar alternativas baseadas em alto desempenho e novas tecnologias para reduzir a quantidade de materiais utilizados nas obras, sem comprometer a qualidade e a segurança das estruturas. O resultado é a redução de custos e de recursos naturais, com menos impacto ambiental e maior produtividade.

O conceito de desmaterialização engloba ainda inovações em engenharia de materiais para o desenvolvimento de produtos mais resistentes. Um exemplo é o vergalhão ArcelorMittal 50 S/AR, que oferece uma resistência mecânica 40% maior que o produto padrão. Lançado em 2021, esse vergalhão permite, em algumas aplicações, uma economia de custos e racionalização significativa de materiais.

O vergalhão de alta resistência foi desenvolvido em parceria com o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) da USP, a partir de um convênio da ArcelorMittal com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que deu origem à Cátedra Construindo o Amanhã, voltada à inovação na construção civil.

"Quando um produto tem uma resistência 40% superior ao aço normal, ele naturalmente gera desmaterialização, porque será preciso menos material para ter a mesma performance técnica. Isso resulta em impacto ambiental positivo e maior eficiência", afirma Pereira.

Metodologia para construção sustentável

Além de desenvolver produtos inovadores, a ArcelorMittal tem se destacado por criar soluções que dão suporte a incorporadoras, arquitetos, engenheiros e construtoras para o desenvolvimento de edificações mais sustentáveis.

Uma dessas iniciativas é a metodologia Steligence, que avalia um projeto de construção com base em três pilares principais: o econômico, que analisa os custos globais do empreendimento e a velocidade e a qualidade da construção; o ambiental, que estuda eficiência energética, consumo de recursos naturais e potenciais de reutilização e reciclagem; e o social, focado em conforto térmico e acústico, segurança e flexibilidade do design.

A metodologia busca a otimização da construção e gera vantagens como menor prazo de execução, maior controle da qualidade e redução de perdas. "Com a Steligence, conseguimos demonstrar como os custos e os recursos naturais, como a água, podem ser reduzidos", diz Pereira.

A metodologia faz parte de um processo de venda colaborativa da empresa e reforça o papel da ArcelorMittal como provedor de soluções mais abrangentes, combinando aços de alta performance com projetos arquitetônicos mais eficientes e sustentáveis.

Neutralidade de carbono

Comprometida em liderar a descarbonização na indústria do aço, a ArcelorMittal saiu na frente ao lançar o programa global XCarb, que tem como missão principal reduzir as emissões de gases do efeito estufa na cadeia produtiva do aço. O grupo tem como meta reduzir em 25% as emissões até 2030, e se tornar carbono neutro até 2050.

Lançado em 2021, o programa XCarb reúne todas as iniciativas, investimentos e produtos fabricados com baixa emissão de CO2, como o vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb. Integram ainda o programa projetos de inovação, como os que oferecem aos clientes certificados verdes na compra de aços sustentáveis, o uso intensivo de energias renováveis e a ampliação da economia circular no processo produtivo do aço.

Clientes em 155 países, o grupo ArcelorMittal trabalha para tornar seus processos produtivos mais sustentáveis em todas as unidades de produção pelo mundo e, assim, contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

No Brasil, além da construção civil, a ArcelorMittal produz aços longos e planos para as indústrias automobilística, de eletrodomésticos, embalagens e naval. Também atua em mineração, geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação.