Tranquilidade e segurança para o produtor rural

Bradesco Seguros inova e amplia coberturas e serviços para equipamentos agrícolas

A agricultura dá provas de resiliência há décadas e segue se destacando no cenário econômico brasileiro. O momento propício às exportações de grãos e carnes e a perspectiva de safra recorde devem aumentar ainda mais a participação do agronegócio no PIB (Produto Interno Bruto) do país, que deve chegar a 30%, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Nesse contexto, o produtor rural precisa de mais apoio, segurança e tranquilidade para trabalhar. Necessita também de máquinas e equipamentos agrícolas protegidos.

Em razão disso, a Bradesco Seguros inova em um projeto de segmentação de Equipamentos Agrícolas, com coberturas e serviços ainda mais completos. O seguro prevê cobertura contra acidentes e danos de causa externa causados aos equipamentos, sejam eles de origem mecânica, física, elétrica ou climáticos, tais como raio, vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo.

Agora, a companhia traz para seus clientes acesso a serviços, como nova cobertura acessória de roubo/furto qualificado, proteção contra incêndio, raio ou explosão na cobertura básica para todos os tipos de equipamentos, fim do conceito móvel/estacionário, cobertura para despesas de salvamento concedida de forma automática, sem cobrança adicional, e melhorias na ferramenta digital "Portal de Negócios", destinada aos corretores, entre outros benefícios.

"Para o produtor rural, ter um equipamento ou maquinário parado em razão de algum incidente pode causar enormes prejuízos", diz Saint’Clair Lima, diretor da Bradesco Seguros.

Saint’Clair Lima, diretor da Bradesco Seguros
Saint'Clair Lima - Divulgação

“Muitos desses equipamentos agrícolas possuem alto valor e são usualmente financiados, fazendo com que a contratação do seguro seja ainda mais primordial, pois, além da reposição do bem, respalda o produtor rural em uma possível inadimplência, em caso de perda total do equipamento”

Saint’Clair Lima

Diretor da Bradesco Seguros

Entre os equipamentos mais procurados e comercializados, destacam-se: trator; colheitadeira, em especial a de grãos, com o momento propício às exportações e a perspectiva de safra recorde; plataforma de corte; pulverizador; pivô central de irrigação; plantadora e semeadora.

Dados da Abimaq, associação que representa os fabricantes de bens de capital mecânicos, confirmam esse aquecimento. A receita líquida da indústria nacional de máquinas e equipamentos subiu 21,6% no ano passado, quando as vendas internas e as exportações do setor chegaram a R$ 222,4 bilhões.

"Muitos desses equipamentos agrícolas possuem alto valor [em milhões de reais] e são usualmente financiados, fazendo com que a contratação do seguro seja ainda mais primordial, pois, além da reposição do bem, respalda o produtor rural em uma possível inadimplência, em caso de perda total do equipamento. Nesse caso, o seguro oferece segurança e tranquilidade para manutenção da atividade produtiva e econômica", afirma Lima.

COBERTURAS

A cobertura básica da Bradesco Seguros para o segmento abrange acidentes, avarias, perdas e danos materiais de origem súbita, imprevista e acidental ao equipamento segurado, além de danos de causa externa, como incêndio, raio, explosão, desmoronamento, alagamento, inundação e vendaval.

Além disso, o produto possui cobertura específica direcionada a amparar o roubo/furto qualificado do equipamento segurado, podendo ser incluída a cláusula de furto simples; oferece possibilidade de amparo a danos causados a terceiros pelo equipamento segurado; opção da cobertura no caso de perda ou de pagamento de aluguel de equipamento locado; e cobertura para danos elétricos.

Os índices comprovam o comprometimento da Bradesco Seguros em inovar, especializando sua equipe no agronegócio e investindo em tecnologias. Em 2021, a seguradora registrou crescimento de cerca de 30% no segmento de equipamentos agrícolas em relação a 2020. As regiões Norte, Centro-Oeste e Sul respondem por quase 70% das vendas desse segmento, acompanhando o mapa da cultura de grãos no país.

Na carteira de prêmios, a seguradora atingiu crescimento de cerca de 44% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.​