Com a disputa cada vez mais acirrada pela atenção das pessoas, em razão dos inúmeros estÃmulos que são recebidos a cada instante no mundo digital, criar conteúdo relevante que se encaixe nos curtos espaços de tempo dos indivÃduos se tornou um grande desafio. No meio corporativo, a capacitação online permitiu alcançar mais pessoas, mas, ao mesmo tempo, gerou a necessidade de as organizações repensarem os métodos e os formatos de aprendizagem.
Para otimizar as metodologias de aprendizagem e a capacitação de seus parceiros de negócios (os corretores de seguros), o Grupo Bradesco Seguros saiu na frente com uma novidade em sua plataforma de cursos online, a Universeg: o "Pixel Learning", formato rápido e ágil de aprendizagem. O nome foi escolhido justamente pela relação de um pixel com os conteúdos curtos, diretos e assertivos.
As caracterÃsticas desse novo formato são similares a uma tendência recente do mercado, a técnica "nanolearning", que consiste em treinamentos de até dois minutos. Os conteúdos do grupo são ainda mais sucintos e complementares. Assim como vários pixels que juntos constroem uma imagem, a ideia da seguradora é proporcionar a partir de pixels do conhecimento uma aprendizagem completa.
O Grupo Bradesco Seguros inova no formato, aumentando a gama de opções educacionais em sua plataforma, e oferece conteúdos pertinentes que se adequam à rotina dos usuários, o que se encaixa no objetivo da plataforma: levar o conhecimento para o dia a dia do corretor de seguros.
"A nossa metodologia tem o potencial de complementar o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos parceiros, exatamente como um pixel. Em perÃodos de tempo entre uma reunião e outra, é possÃvel navegar nesses materiais para aprender sobre um novo produto, serviço ou até temas mais gerais para o dia a dia", afirma Valdirene Soares Secato, diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros.
A nossa metodologia tem o potencial de complementar o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos parceiros, exatamente como um pixel
Segundo pesquisas, o tempo médio de concentração hoje é de apenas oito segundos, quatro a menos do que o registrado em décadas passadas. Por isso, formatos curtos como os descritos acima estão florescendo tanto no mercado. Mas o foco da companhia não é apenas produzir conteúdos sucintos, é pensar em materiais estratégicos, de forma a complementar outras modalidades de ensino, sendo coeso com o todo e permitindo aos usuários adquirirem um conhecimento multidisciplinar.
"Essa novidade reforça o nosso compromisso de levar capacitação para os corretores alinhada às tendências que vão além do mercado segurador", complementa Valdirene.
A capacitação de pessoas faz parte do DNA da companhia, cujo foco é proteger e cuidar de pessoas – segurados, funcionários e parceiros. "Também valorizamos o desenvolvimento daqueles que são os protagonistas do nosso mercado, os corretores de seguros. Queremos sempre oferecer conteúdos relevantes e dinâmicos para aperfeiçoar o desempenho desses profissionais e, consequentemente, aprimorar o mercado segurador", finaliza Valdirene.
Além do novo formato, a Universeg reúne conteúdos em diversos outros modelos, como podcasts e ebooks, que propiciam o desenvolvimento personalizado e contÃnuo. Apenas em seu primeiro ano no ar, a plataforma gratuita atingiu mais de 145 mil acessos e conta com materiais voltados para desenvolvimento de carreira e autoconhecimento.